Título: Discurso único anima população
Autor: Tremsan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2013, Internacional, p. A10

Não há espaço para temor da guerra no país.

Os norte-coreanos não têm medo da guerra, porque contam com a liderança do grande marechal Kim Jong-un e a proteção dada pelas armas nucleares que o país tem. Com algumas variações de linguagem, essa é a resposta padrão dada por moradores de Pyongyang questionados sobre o assunto.

O discurso é o mesmo entre estudantes, trabalhadores, civis e militares. Tendo a quase delirante propaganda oficial como única fonte de informação, os norte-coreanos parecem convencidos de que o país tem armas nucleares prontas para serem disparadas, com poder para dizimar os “ imperialistas” americanos e seus “fantoches” em Seul.

Acima de tudo, eles declaram confiança cega em Kim Jong-un, o jovem de 30 anos que representa a terceira geração da dinastia que governa o país desde 1948. “Eu não tenho medo. Nós temos armas nucleares e a liderança do comandante supremo Kim Jongun”, disse com um sorriso Guak Song Ae, guia do Museu de Belas Artes de Pyongyang.

Três amigas, Pak, Choe e Li, todas de 19 anos, pareciam alheias à tensão na Península Coreana na tarde de ontem. Elas servem o Exército há um ano e aproveitavam seu dia de folga na nova pista de patinação no gelo e na casa de boliche de Pyongyang. “Nós confiamos na vitória”, afirmou Pak, também com um sorriso.

“Só os imperialistas americanos e seus fantoches sul-coreanos têm medo da guerra”, disse a garçonete de 26 anos do restaurante do hotel Yanggakdo, que se identificou apenas com o sobrenome, Kim.

Sua colega Sungi, de 28 anos, foi ainda mais enfática. “Agora nós temos armas nucleares para defender as conquistas revolucionárias”, declarou, vestida em um uniforme de saia e blusa vermelhas. Como todos os norte-coreanos, levava do lado esquerdo do peito um broche com a imagem de Kim Il-sung, fundador do país./ C.T.