Título: RAINHA NÃO VAI AO CASAMENTO DE CHARLES
Autor:
Fonte: O Globo, 23/02/2005, O Mundo, p. 29

A rainha Elizabeth II não participará da cerimônia civil do casamento de seu filho Charles com Camilla Parker Bowles, marcado para o próximo dia 8 de abril, anunciou o Palácio de Buckingham.

Em comunicado divulgado ontem, foi informado que a rainha participará apenas da bênção e ¿está muito feliz¿ de poder receber os noivos numa recepção a ser realizada depois da união.

O palácio esclareceu que Elizabeth II ¿não está esnobando¿ o casamento e só não participará da união civil porque ¿o príncipe e a senhora Parker Bowles optaram uma cerimônia bem discreta¿.

¿ A rainha e os demais membros da família real participarão, claro, do serviço religioso na St. George Chapel, no Castelo de Windsor ¿ afirmou a porta-voz do palácio. ¿ Ela está muito contente de oferecer a recepção no castelo. Mas sua principal preocupação é que a cerimônia civil seja o mais discreta possível, de acordo com o desejo dos noivos.

Os príncipes William e Harry, bem como os filhos de Camilla, Tom e Laura, entretanto, estarão presentes à cerimônia civil.

Um especialista em família real e amigo pessoal de Charles afirmou que a rainha tomou uma ¿boa decisão¿ ao optar por não participar da cerimônia civil.

Segundo ele, Elizabeth II demonstrou claramente seu apoio à união, mas, como chefe da Igreja Anglicana da Inglaterra, ¿não gostaria de ir a um casamento num cartório¿.

A rainha é uma pessoa de princípios, disse a fonte, acrescentando que ela não pode viver sua vida de acordo com as possíveis reações da mídia. A decisão da rainha, entretanto, não tem precedentes na história da família real e teria sido motivada por discordâncias quanto à condução do matrimônio.

A cerimônia civil seria realizada no Castelo de Windsor, residência oficial da rainha, mas por problemas burocráticos acabou sendo transferida para um cartório. Aparentemente, os funcionários reais cometeram um erro no pedido de licenciamento do castelo.

Desde o anúncio da união entre Charles e Camilla, especialistas debatem se os membros da família real poderiam se casar no civil, o que só causou mais polêmica.

Para piorar ainda mais a situação, algumas pesquisas de opinião sugerem que boa parte da população se opõe ao casamento do príncipe de Gales com sua antiga amante.