Título: EMBAIXADOR ARGENTINO CRITICA ATUAÇÃO DO BRASIL
Autor:
Fonte: O Globo, 24/02/2005, Economia, p. 28

¿O Brasil ganhou mais do que a Argentina com o Mercosul¿. A afirmação é do embaixador argentino Alberto Dumont, que em dois dias trocará a Secretaria da Indústria pela embaixada da Argentina em Genebra. Dumont, considerado um dos negociadores mais durões do governo Néstor Kirchner, assegurou que importantes setores industriais de seu país foram prejudicados pelo Brasil, que, além de tudo, absorveu a maior parte dos investimentos injetados na região.

¿ Não é verdade que sempre é a Argentina que impõe restrições (ao comércio). O Brasil também faz o seu jogo e quando vê que os investimentos se dirigem para outro lugar da região entra em ação.

Segundo o funcionário argentino, medidas adotadas pelo Brasil praticamente destruíram empresas de laticínios argentinas.

¿ Durante cinco anos foi imposta uma medida antidumping que significou um golpe duríssimo na industria de laticínios argentina, uma das que mais deveria ter ganho com a integração do Mercosul. Isso não aconteceu porque o Brasil decidiu que não acontecesse ¿ enfatizou Dumont.

Ele ressalta que também foram prejudicados os setores de agroquímicos e medicamentos. Dumont afirmou que seu país continuará defendendo a industria nacional. Caso Brasil e Argentina não consigam chegar a um acordo para equilibrar o comércio bilateral, o Ministério da Economia argentino, disse o secretário, poderia adotar novas medidas para limitar as importações brasileiras.

¿ Esperamos que seja alcançado um entendimento. Nossas equipes voltam a se reunir em março.