Título: OMS DIZ QUE PANDEMIA DE GRIPE É IMINENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 24/02/2005, Ciência e Vida, p. 32

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou ontem seu mais forte alerta sobre o risco de a gripe de aves que vem assolando a Ásia dar origem a uma pandemia humana da doença.

O vírus H5N1, que já matou 46 pessoas e cuja ocorrência entre aves já é considerada endêmica em vários países asiáticos, é a maior preocupação dos cientistas sobretudo em razão de sua taxa de letalidade, que é de mais de 70% entre seres humanos.

A nova epidemia seria iminente. O mundo vinha enfrentando pandemias de gripe a cada 20 ou 30 anos, mas faz 40 anos que a última epidemia global ocorreu e o H5N1 vem se mostrando especialmente ameaçador. Alguns especialistas temem que, ao se tornar facilmente transmissível de uma pessoa para outra, o vírus cause uma devastação semelhante à gripe espanhola, que matou dezenas de milhões de pessoas no início do século passado.

¿ Se o vírus se tornar altamente contagioso entre seres humanos, o impacto em termos de mortes e doenças será enorme ¿ alertou Shigeru Omi, chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Ásia, durante conferência internacional sobre gripe de aves realizada no Vietnã, país mais atingido pelo vírus H5N1. ¿ O mundo corre agora um dos mais graves riscos de uma pandemia.

Omi disse que considera ¿altamente provável¿ que o vírus seja a fonte da próxima pandemia, a não ser que sejam tomadas medidas enérgicas. O H5N1 foi identificado em seres humanos pela primeira vez em 1997, em Hong Kong, quando infectou 18 pessoas e matou seis. No fim de 2003, o vírus ressurgiu em frangos e se espalhou por grande parte da Ásia, infectando dezenas de pessoas.

Joseph Domenech, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla em inglês), com sede em Roma, exortou os países ricos a agirem:

¿ Se eles não fizerem mais, a qualquer momento o problema poderá surgir entre eles ¿ afirmou em entrevista realizada em Ho Chi Minh, a cidade de 10 milhões de habitantes, perto do delta do Rio Mekong, onde surgiram, em dezembro, os mais recentes casos registrados no Vietnã.

Doença vem se mostrando resistente a tratamentos

O novo surto no Vietnã matou 13 pessoas. Todas, como as vítimas anteriores, parecem ter contraído a doença a partir de contato direto com aves infectadas. Há suspeitas, no entanto, de que o vírus já esteja sendo transmitido entre humanos.

Os especialistas temem que uma pessoa infectada previamente com o vírus da gripe comum pegue o H5N1. Nesses casos, é comum que os vírus troquem genes entre si, gerando novas mutações, o que poderia levar o H5N1 a se tornar mais facilmente transmissível entre pessoas, como ocorre na gripe comum. Com isso, a população mundial ficaria extremamente vulnerável, sem imunidade diante de um vírus inteiramente novo e altamente letal. Milhões poderiam morrer.

A gripe de aves vem se mostrando resistente a tratamentos e já foi detectada em animais que inicialmente não eram considerados suscetíveis à infecção, como tigres e gatos. Cerca de 140 milhões de aves foram mortas na Ásia numa tentativa de conter a epidemia, sem muito sucesso.