Título: PALOCCI VÊ `TRANSFORMAÇÃO SILENCIOSA¿
Autor:
Fonte: O Globo, 25/02/2005, Economia, p. 28

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse ontem, durante a solenidade de lançamento do projeto-piloto de compartilhamento dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que a economia brasileira está passando por ¿uma transformação silenciosa¿. Segundo ele, isso é resultado de um conjunto de medidas adotadas nos últimos anos, que vem ampliando o acesso dos brasileiros ao sistema financeiro, como a conta simplificada e o crédito consignado (com desconto em folha).

Essa é uma das características mais importantes do ciclo de crescimento econômico, disse o ministro, lembrando que pela primeira vez quatro milhões de pessoas tiveram acesso ao sistema financeiro e puderam evitar a convivência com taxas de juros extraordinárias e que atingiam de forma insuportável sua renda:

¿ Uma transformação silenciosa está acontecendo na economia brasileira.

O ministro disse também que os maus analistas ainda não perceberam que o empréstimo com desconto em folha e outras medidas, como as contas simplificadas e o microcrédito, representam uma transformação no mercado de crédito. Ele reconheceu que algumas dessas ações tiveram início no governo passado, tendo sido ampliadas na atual gestão.

Ao citar indicadores que mostram o desempenho da economia ¿ como a redução do risco-país, a melhora do perfil da dívida e a retomada dos investimentos ¿ Palocci afirmou que o Brasil está crescendo de forma forte e sustentável. Para ele, dar continuidade a esse processo e criar instrumentos para beneficiar o conjunto das famílias como um todo são o principal desafio do país. Isso é o que há de novo e importante no processo atual, disse o ministro:

¿ O desafio maior que o país tem hoje diante de si não é só garantir um ou outro aspecto novo na política econômica, mas, definitivamente, o Brasil abandonar a história que nos marcou por muitas décadas de crescimento com interrupções, de freadas e arrancadas.

Ministro ressalta que não existe passe de mágica

Otimista, o ministro afirmou que o Brasil pode ser uma nação rica, mais forte e competitiva no mercado mundial.

¿ Não é exagero afirmar isso. Quem conhece o comércio do Brasil com o exterior, quem conhece as condições de competitividade do produto brasileiro no conjunto dos demais países percebe que o Brasil tem a vocação de ser um dos principais países do mundo ¿ ressaltou Palocci, alertando, no entanto, que não existe passe de mágica nem política miraculosa, mas a exigência de perseverança e persistência.