Título: OAB pede federalização de inquérito
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2005, O País, p. 5

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniu ontem com a procuradora federal dos direitos do cidadão da Procuradoria-Geral da República, Ela Wiecko de Castilho, para pedir a federalização das investigações dos crimes contra os sem-teto de Goiânia. Na semana retrasada, dois sem-teto foram mortos durante uma ação da Polícia Militar para desocupar um terreno na cidade.

Cerca de 2.500 policiais invadiram o terreno para desalojar cerca de quatro mil famílias. O terreno fora invadido em maio do ano passado.

O presidente da comissão, Edísio Simões Souto, foi representado na reunião por Herilda Balduino de Sousa. Herilda estava acompanhada de representantes do movimento dos sem-teto e entidades de direitos humanos que apóiam o pedido.

Na opinião deles, a investigação não pode ficar apenas na esfera estadual, uma vez que autoridades estaduais e a Polícia Militar são acusadas de ter responsabilidade no episódio que culminou com as mortes e agressões aos sem-teto. A federalização do crime seria, assim, acreditam os sem-teto, uma forma de dar isenção às investigações.