Título: Itaú cria financeira com Americanas
Autor: Ledice Araujo
Fonte: O Globo, 01/03/2005, Economia, p. 23

Em mais um lance de peso pelo mercado de crédito direto ao consumidor, o Itaú anunciou ontem uma parceria com as Lojas Americanas para a criação de uma financeira que atenderá aos cerca de 30 milhões de clientes que freqüentam por mês a rede de varejo. Com a associação, os clientes terão cartões de crédito com a marca Lojas Americanas, cartões emitidos por outras empresas e serviços como crédito direto ao consumidor, empréstimos pessoais e seguros.

O valor do investimento chega a R$ 280 milhões. Cada sócio terá 50% de capital no negócio. Como ainda depende da aprovação do Banco Central, o início das operações está marcado para o segundo semestre.

¿ Queremos atingir, num primeiro momento, clientes das classes B, C e D. Está nos nossos planos ter pelo menos seis milhões de cartões de crédito próprios até 2015 ¿ diz Roberto Martins, diretor de Relações com Investidores da Lojas Americanas.

A idéia é atingir também os clientes da Americanas.com e os da Americanas Express, o modelo compacto de lojas. A nova empresa ainda não tem nome. Segundo Martins, cogita-se Taií Americanas, numa referência à financeira do banco e à rede de varejo.

A parceria vai durar inicialmente 20 anos e pode ser prorrogada. Do total investido, R$ 240 milhões serão do Itaú. Destes, R$ 200 milhões serão pagos às Lojas Americanas para garantir a exclusividade, sendo R$ 100 milhões à vista e R$ 100 milhões nos próximos seis anos, de acordo com o cumprimento das metas.

Em julho, o banco já havia fechado parceria semelhante com a rede Pão de Açúcar. Nas Americanas, a parceria, que agora será desfeita, aconteceu com o Unibanco.