Título: Bolsa foi melhor aplicação de fevereiro
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 01/03/2005, Economia, p. 27

Pelo quarto mês consecutivo, os investimentos em ações foram os que trouxeram o maior retorno aos investidores, apesar da política de juros altos do Banco Central (BC). A Bolsa rendeu 15,55% em fevereiro, até o dia 28, de acordo com dados da Bolsa de Valores de São Paulo até ontem. O resultado em apenas um mês está próximo do desempenho da Bolsa em todo o ano passado, quando rendeu 17,8% aos investidores.

Em segundo lugar ficou o FGTS-Petrobras, com um retorno líquido de 13,31% até o dia 22 de fevereiro, segundo os dados mais recentes da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). A seguir, vieram os fundos de ações e o FGTS-Vale, com ganhos de 10,87% e 10,22%, respectivamente.

As aplicações em dólar ficaram na lanterninha das aplicações: os fundos cambiais perderam 0,12% em fevereiro e, no mês, até o dia 28, a moeda americana recuou 0,80%.

Estrangeiros aproveitarampreços de Vale e Petrobras

Analistas creditam o forte desempenho do mercado acionário aos pesados investimentos de aplicadores estrangeiros no país, atraídos pela melhora no cenário macroeconômico. A despeito dos juros elevados, a perspectiva é que o país cresça cerca de 4% em 2005, o terceiro melhor desempenho da economia desde 1995.

¿ O investidor estrangeiro foi importante para a forte valorização do mercado acionário em fevereiro. Nesse sentido, a alta das aplicações em papéis da Petrobras e da Vale não chega a surpreender, pois são papéis que agradam a esse investidor. No caso da Petrobras, a empresa foi beneficiada pela alta recente no preço do barril de petróleo, pela expectativa de um excelente resultado em 2004 e por rumores de novas descobertas de petróleo ¿ avalia Rodrigo Fonseca, chefe de análise de Renda Variável da ARX Capital Management.

Ele cita que, nos últimos 30 dias, o preço do barril de petróleo negociado em Nova York, usado como referência pelo mercado internacional, registrou uma alta de cerca de 7%. Vale lembrar que, na última sexta-feira ¿ após, portanto, o levantamento da Anbid ¿ a Petrobras anunciou lucro de R$ 17,86 bilhões em 2004, confirmando as expectativas otimistas do mercado.

Para Eduardo Mattos, operador de Renda Variável da Mercatto Gestão de Recursos, as ações de Vale e Petrobras ainda são consideradas baratas na comparação com seus pares internacionais, o que aumenta a atratividade dos papéis para os estrangeiros e impulsiona os ganhos das aplicações.

¿ Além disso, a queda de cerca de 7% da Bolsa em janeiro tornou as ações brasileiras ainda mais baratas para os estrangeiros, o que estimulou as compras em fevereiro ¿ acredita Mattos.

Fundos DI e Renda Fixarendem em torno de 0,95%

Já aplicações mais conservadoras tiveram desempenho mais tímido, mas acima da inflação no período. Os fundos DI renderam apenas 0,96%, seguidos pelos de renda fixa, que ganharam 0,94%. No mês, a inflação medida pelo IPCA-15 teve uma alta de 0,74%.