Título: SEVERINO: `EU TERIA MANDADO INVESTIGAR¿
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O País, p. 8

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), evitou fazer críticas a Lula pelas declarações dadas pelo presidente de que teria acobertado casos de corrupção do governo de Fernando Henrique Cardoso, mas afirmou que se fosse como ele, teria aberto inquérito e mandaria investigar tudo. Severino disse ainda que é natural que a oposição queira fazer um ¿cavalo de batalha¿ com o caso, mas adiantou que vai lutar pelo bom senso para não desestabilizar o país.

¿ Cada um tem uma posição. O presidente Lula tem as suas conveniências, mas não sei por que ele não abriu um inquérito. Se fosse comigo, teria aberto e mandaria investigar ¿ disse Severino, lembrando que quando ocupou o cargo de corregedor, em 1997, a Câmara cassou o mandato de três deputados (Hildebrando Pascoal, Sérgio Naya e Talvane Albuquerque) por falta de decoro.

Severino garantiu estar pronto para investigar o que for preciso. O deputado deixou claro, no entanto, que não incentivará qualquer sentimento de punição a Lula sem antes analisar bem o caso.

¿ Não tenho conhecimento ainda do que o presidente falou exatamente, porque estive fora o dia inteiro hoje (ontem) e não estava em Brasília, mas vamos analisar tudo com calma ¿ disse o deputado, que se encontrou em São Paulo com o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), seu aliado e amigo de longa data.