Título: PSDB PEDE ABERTURA DE PROCESSO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O País, p. 9

A Câmara recebeu ontem pedido de abertura de processo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crime de responsabilidade, assinado pelo líder do PSDB, Alberto Goldman (SP). Agora, o destino do documento está nas mãos do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE). Se considerar a denúncia inconsistente, tem poder para arquivá-la. Caso contrário, o presidente terá dez dias para se manifestar, se desejar.

Outra medida adotada ontem pelo PSDB foi apresentar requerimento de convocação do chefe da Casa Civil, José Dirceu, para que ele explique as declarações de Lula ao plenário do Senado.

O PSDB, no Senado, apresentou ainda um voto de censura ao presidente Lula. É um instrumento sem valor jurídico, mas, segundo o líder, senador Arthur Virgílio (AM), ¿tem o objetivo de expressar o inconformismo da população brasileira e uma imediata manifestação de repúdio a uma conduta inaceitável e descomedida de quem, no exercício da Presidência da República, deveria se pautar com a dignidade inerente ao cargo¿.

Um grupo de senadores estuda ainda fazer uma interpelação ao Ministério Público para que Lula se pronuncie sobre o caso.