Título: SENADO COBRA EXPLICAÇÕES E QUER OUVIR DIRCEU
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O País, p. 9

A oposição dominou o plenário do Senado ontem, com ataques às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre suposta corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi uma sucessão de discursos duros e pedidos veementes de explicações ao presidente, que afirmou ter pedido a um "alto companheiro" que mantivesse sigilo sobre denúncias. Na presidência da Casa, o petista Tião Viana (AC) teve de ouvir constrangido.

¿ A única coisa correta e justa que o presidente pode fazer é apresentar com humildade uma retratação pública e clara ¿ disse o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), que apresentou um voto de censura a Lula. ¿ Daqui para frente, o presidente deve aprender que, se puder ler, não improvise. Se tiver que improvisar, improvise com seriedade. Deve repetir para si mesmo: `Sou presidente, sou responsável, não posso exagerar, não posso ser leviano¿. Tem que repetir como se fosse um mantra, porque é o presidente e o país não é uma república bananeira.

Paes de Barros pede convocação de José Dirceu

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) apresentou requerimento de convocação do ministro José Dirceu (Casa Civil), que em Buenos Aires teria confirmado ter conhecimento das denúncias.

O senador Jefferson Peres (PDT-AM) também apoiou a convocação de Dirceu, com um segundo requerimento, mas para que explique as palavras de Lula. E chegou a insinuar que o presidente , ao discursar no Espírito Santo, não estaria sóbrio.

¿ O fato é tão grave que duvido que o presidente estivesse sóbrio. Um presidente confessar um crime, o crime de prevaricação! Não estou sendo cruel, estou sendo realista. Das duas, uma: ou o que ele disse ontem é verdade e, nesse caso ele é um criminoso, ou o que ele disse não é verdade e, nesse caso, ele é mentiroso.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) aparteou:

¿ Nem que o presidente estivesse bêbado poderíamos desculpar o que foi dito.

Peres retificou:

¿ Acho que o presidente estava sóbrio. Não quero ofendê-lo. Só levantei a hipótese como atenuante, porque não há outro adjetivo para a declaração: foi simplesmente irresponsável.

Peres acertou com o líder do PFL, José Agripino (RN), a apresentação de uma interpelação ao Ministério Público. Segundo Agripino, a Procuradoria Geral da Publicação tem obrigação de apurar, porque, na avaliação do senador, Lula é réu confesso:

¿ Só há duas hipóteses: ou ele mentiu ou prevaricou.

Goldman diz que ministro tenta proteger presidente

Na Câmara, o líder do PSDB, Alberto Goldman (SP), divulgou nota acusando Dirceu de tentar intimidar a oposição e proteger o presidente Lula contra uma ação por crime de responsabilidade, que pode levar a pedido de impeachment. Goldman cita o escândalo envolvendo o ex-assessor parlamentar da Casa Civil Waldomiro Diniz e diz que nem na época em que Golbery do Couto e Silva era chefe da Casa Civil, no governo Geisel, houve a mácula de abrigar um cidadão como Waldomiro "cometendo toda sorte de irregularidades, inclusive a prática de extorsão".

"Quanto às ameaças embutidas no declaratório do chefe da Casa Civil, o PSDB não se sente de forma alguma intimidado, pelo contrário, entende que denúncias de corrupção devem ser rigorosamente apuradas doa a quem doer", diz a nota do tucano.