Título: FH exige que Lula dê nomes ou faça retratação
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O País, p. 9

Dizendo-se chocado com a declaração de que abafara denúncias de corrupção feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Henrique divulgou nota ontem na qual dá duas alternativas a Lula: revelar os fatos mencionados no discurso ou se retratar. Segundo Fernando Henrique, se Lula se calar ficará sujeito ao rigor da lei.

"Li com perplexidade e indignação palavras proferidas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em comício no Espírito Santo. Chocou-me ver um presidente fazer denúncia anônima e genérica, pois em tese todos os responsáveis por grandes unidades estatais podem se sentir atingidos e, pior ainda, vê-lo praticando o delito de acobertamento" diz o trecho de abertura da nota.

Na seqüência, o ex-presidente cobra explicações, insinua que o discurso de Lula foi uma resposta às críticas que vem fazendo ao governo e pede retratação. Ao concluir, diz que se Lula se calar ¿caberá ao Congresso exigir que a lei se cumpra¿.

Em entrevista à TV Globo, ontem à tarde, o ex-presidente pede que Lula dê nomes aos bois.

¿ Foi uma imprudência. Como você declara sem dizer o que é? Não pode. É grave. Tem que dar nome aos bois. Quem disse o que sobre quem. Tem obrigação de apurar. Não é a primeira vez que eu digo isso. Se tiver alguma coisa errada tem que apurar. Isso não mexe comigo, porque não fui eu. Duvido que tenha alguma coisa, mas se houve, apure-se ¿ afirmou.

Denúncia teria sido rompante

O ex-presidente disse que o discurso de Lula pode ter sido um rompante e que muitas vezes não entende o que o presidente diz. Fernando Henrique também reiterou a insinuação de que existam motivações eleitorais. Na terça-feira, ministros petistas reunidos em Brasília apontaram o ex-presidente como o maior adversário de Lula.

¿ Pode ter sido um rompante. Tantas vezes ele faz declarações e você vai ver e não entende bem porquê. Na melhor das hipóteses, foi um rompante. Não posso imaginar como um homem como o presidente Lula esteja agora usando táticas eleitorais muito antes da eleição. Não acredito. Não tem cabimento.

O ex-presidente admitiu não poder afirmar categoricamente que não existiu corrupção no BNDES em sua gestão, mas disse que nos oito anos em que esteve no poder não recebeu nenhuma denúncia.

¿ Não posso afirmar nada disso. O que posso afirmar é que nada chegou até a mim. E as pessoas que dirigiram o BNDES são sérias. Quem é que fez a corrupção, houve ou não houve essas coisas quem é que pode afirmar? Ninguém.

`Totalmente irresponsável¿

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, possível candidato do PSDB à Presidência em 2006, não descartou a possibilidade de o partido pedir o impeachment de Lula. Ele disse que faltou seriedade e chamou o presidente de irresponsável e desleal.

¿ O presidente da República deve explicações à nação. É temerário, é inconcebível o presidente dizer que tem conhecimento de ato de corrupção e determinar seu abafamento. Não é possível o primeiro mandatário agir com falta de seriedade. Foi uma declaração totalmente irresponsável ¿ disse Alckmin.

Perguntado se seria o caso de impeachment, Alckmin respondeu:

¿ Vamos aguardar.