Título: EX-PRESIDENTE DO BNDES TERÁ DE DEPOR
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O País, p. 10

O Ministério Público Federal vai convocar para prestar depoimento na semana que vem o ex-presidente do BNDES Carlos Lessa para que ele esclareça os danos ao patrimônio público provocados pelo financiamento do banco à AES, empresa americana, no processo de privatização da Eletropaulo em 1998, ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Lessa poderá depor em São Paulo ou no Rio, onde mora, e segundo o procurador José Roberto Pimenta Oliveira, ele poderá contribuir para o esclarecimento do crime de improbidade administrativa que está sendo investigado na ação civil pública que corre na Justiça Federal de São Paulo em julho de 2004. Foram denunciados quatro ex-presidentes do BNDES (Luiz Carlos Mendonça de Barros, José Pio Borges de Castro Filho, Andréa Calabi e Francisco Gros), além de 14 ex-diretores do BNDES e BNDESPAR e três diretores da AES.

O procurador informou que vai ouvir Lessa porque o próprio PT diz em seu site que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se referia ao ex-presidente do BNDES quando disse que um ¿alto companheiro¿ o havia informado que a corrupção no processo de privatização havia quebrado a instituição.

¿ O presidente Lula não fez referências a Carlos Lessa no seu discurso, mas o PT informa que ele se referia ao ex-presidente do BNDES no caso do financiamento do banco concedido à AES no processo de financiamento da compra da Eletropaulo, operação lesiva aos cofres públicos. Por isso, vamos convocar Lessa ¿ disse Oliveira.

A ação civil pública corre na 10ª Vara Federal de São Paulo. Se o procurador não ficar satisfeito com os esclarecimentos de Lessa, o próprio presidente Lula poderá ser chamado a depor.

¿ O presidente Lula também poderá ser ouvido na ação, caso a juíza que conduz o processo entenda que seja necessário.