Título: O BICHO ESTÁ SOLTO NA RUA, GRAÇAS A DEUS!
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, Rio, p. 18

Levantamento comprova o que parecia exagero de estrangeiros: espaço urbano do Rio é o paraíso de animais silvestres

No episódio do desenho ¿Os Simpsons¿ sobre o Rio de Janeiro, exibido em 2002, o garoto Bart dá de cara com uma cobra na rua. Um programa sobre a cidade produzido ano passado pela National Geographic mostra um jacaré numa piscina doméstica em plena zona urbana. Surpresa: descontados alguns exageros e fantasias, os estrangeiros estão certos. Levantamento do Corpo de Bombeiros mostra que em 2004 foram resgatados 3.899 animais em áreas urbanas do estado, entre os quais 725 cobras e 47 jacarés. Este ano, até o dia 22 deste mês, o órgão já capturou 560 bichos ¿ 130 espécimes do ofídio e sete do réptil.

Pelo menos 60% dos animais foram resgatados na capital

O coronel Marcos Silva, comandante das Unidades Especializadas do Corpo de Bombeiros, diz que pelo menos 60% dos animais são resgatados na capital, onde o espaço urbano é cortado por florestas, praias e lagoas.

¿ Os números mostram que os gringos estão certos. Resgatamos realmente muitos animais dentro no Rio. Os animais são capturados quando estão feridos, sob ameaça de maus-tratos ou colocam em risco a população. Depois, os devolvemos ao seu habitat natural ¿ explica o coronel.

Os bichos, quando apresentados nas produções americanas, geram polêmica. Em críticas ao desenho dos Simpsons, a cobra na rua é vista como avacalhação. O programa da National Geographic mostra os animais, mas comete exageros ¿ apresentaram o macaco-prego como item indispensável da culinária carioca.

Os especialistas, no entanto, dizem que a profusão de animais nas selvas urbanas do estado não é sinal de que a população seja selvagem. Para o biólogo especializado em zoologia Anderson Mendes Augusto, mostra, ao contrário, a civilidade de um povo acostumado a conviver com a natureza:

¿ Temos o problema dos caçadores, mas a população sempre conviveu bem com animais silvestres na cidade. Os estrangeiros têm a idéia de que somos um país selvagem, mas eles dizimaram tudo o que tinham. Nós mantemos.

Anderson alerta, porém, que a caça, proibida no país, é uma ameaça aos animais:

¿ Espécies estão sendo dizimadas. Pacas e veados, antes comuns até em áreas urbanas do estado, praticamente desapareceram. Caça-se tudo. Mexeu, eles atiram.

Os números mostram os efeitos da caça aos animais silvestres: em 2004, apenas um veado foi resgatado ¿ nenhuma paca ¿ apesar dos altos números na soma das espécies.

Especialistas dizem que a pressão da cidade sobre a natureza, com o avanço de bairros e favelas, é causa do presença de tantos animais em área urbana. O veterinário do Zoológico de Niterói André Maia alerta, no entanto, que o homem não deve interferir na vida dos animais silvestres:

¿ Eles não devem ser alimentados. Muita gente dá comida aos macacos, que se reproduzem mais que a média e atacam, por exemplo, ninhos de pássaros, comprometendo o ciclo da espécie.