Título: PIB DOS EUA CRESCEU 3,8% NO QUARTO TRIMESTRE
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, Economia, p. 26

A economia dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 3,8% nos três últimos meses de 2004, acima dos 3,1% divulgados em janeiro, graças ao déficit comercial menor e aos gastos maiores das empresas com equipamentos e software. O índice também superou as estimativas dos economistas, de 3,7%.

Esse resultado está mais próximo dos 4% registrados no terceiro trimestre e sugere pouca perda de impulso no fim do ano. Na semana passada, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Alan Greenspan, havia dito que a economia ¿parece ter ingressado em 2005 expandindo-se a um ritmo bastante bom¿.

Expansão no ano de 2004 foi de 4,4%, a melhor desde 99

O dado revisado do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas e serviços produzidos no país) mostra um crescimento mais acelerado do nível de emprego, disse Ken Mayland, presidente da consultoria ClearView Economics:

¿ Agora temos sete trimestres consecutivos de crescimento econômico acima da média. Quanto maior esse período, melhores as chances de a confiança retornar e aumentarem as contratações.

Em 2004, a economia cresceu 4,4%, seu ritmo mais acelerado desde 1999, frente a 3% em 2003. Este ano espera-se uma expansão de 3,6%.

Os investimentos em ativos fixos das empresas cresceram 14% no quarto trimestre, contra 10,3% da estimativa anterior. Já o déficit comercial subtraiu 1,4 ponto percentual do PIB, em vez do 1,7 por cento anteriormente anunciado.