Título: Lula recebe proposta de reforma sindical
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, Economia, p. 27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou ontem aos sindicalistas, na cerimônia de entrega da proposta de reforma sindical, que procurem os deputados individualmente para aprovar as mudanças ainda este ano, sem se restringir aos líderes partidários. Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (o Paulinho), Lula citou a derrota do PT na eleição do presidência da Casa, quando Severino Cavalcanti, do PP, derrotou os dois candidatos do PT, dando a entender que os líderes estão desgastados e que faltou corpo-a-corpo.

¿ A tarefa agora é convencer os deputados e a sociedade de que a reforma é importante para o Brasil nesse momento ¿ disse Lula.

No encontro, o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, representantes dos empresários e dos trabalhadores entregaram a Lula cópia do projeto de lei e da emenda constitucional que vão alterar a estrutura sindical brasileira. A entrega oficial das propostas ao Congresso está marcada para a próxima quarta-feira. Os principais pontos da reforma são o fim do imposto sindical cobrado de trabalhadores e empregadores, e a possibilidade de criação de sindicatos independentes.

No encontro, a CUT e a Força Sindical pediram apoio do presidente para aprovar as medidas ainda este ano.