Título: CATÓLICOS REZAM EM VIGÍLIAS E MISSAS EM TODO O MUNDO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O Mundo, p. 31
Preocupados com o estado de saúde de João Paulo II, católicos de todo o mundo participaram de vigílias e missas, enquanto chefes de Estado enviavam mensagens à Santa Sé pela recuperação do Pontífice.
Às 13h (hora local), pacientes, médicos e enfermeiros do hospital Gemelli, onde o Papa está internado, assistiram à missa em que o capelão pediu uma oração pela saúde de João Paulo II. Os alunos da faculdade de medicina ligada ao hospital, assim como várias paróquias em Roma, iam fazer uma noite de vigília.
Milhares de poloneses foram quinta-feira à noite às igrejas rezar pelo Papa e prometem continuar pelos próximos dias. Em Wadowice, cidade natal de Karol Wojtyla, a prefeitura enviou uma mensagem em nome dos habitantes desejando-lhe melhoras.
A Igreja Católica na China expressou sua preocupação pela saúde do Papa e as Conferências Episcopais de Taiwan e da Índia pediram aos fiéis que rezassem. Pedidos semelhantes foram feitos em Espanha, Alemanha e Áustria.
Em Moscou haverá uma missa especial na Catedral da Imaculada Concepção. Em Nova York, os fiéis se reuniram na Catedral de São Patrício.
¿ Rogamos por ele porque nos ensinou como a vida é valiosa ¿ disse o arcebispo Edward Egan, diante dos fiéis.
No México, onde o Papa esteve cinco vezes, a preocupação era grande:
¿ Se sobreviveu a uma bala, Deus queira que sobreviva a isto ¿ disse Marianela Hernández, diante da Basílica de Guadalupe, na capital, referindo-se ao atentado em 1981.
Líderes de vários países manifestaram sua solidariedade. O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que Papa estava em seus pensamentos e orações: ¿Desejamos uma rápida recuperação e o retorno ao serviço de sua igreja e da Humanidade.¿ O patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, chamou João Paulo II de ¿irmão ancião e amado¿. As comunidades hebraica e islâmica de Roma emitiram comunicados a favor de um rápido restabelecimento.