Título: PAPA PODE COMER BISCOITOS NORMALMENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O Mundo, p. 31
A traqueostomia tradicional impede que o paciente fale, mas permite que se alimente normalmente, como fez ontem o Papa João Paulo II, segundo explicaram ontem especialistas ouvidos pelo GLOBO.
¿ O procedimento tem muito pouca influência sobre a via digestiva. Desde que o paciente esteja com condição de deglutição adequada, não há nenhum problema ¿ afirmou Marcos Sarvat, responsável pela Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.
O clínico Luís Fernando Correia, chefe da Emergência do Hospital Samaritano, explicou que a alimentação se dá normalmente porque a comida não passa pelo mesmo duto por onde circula o ar.
¿ O Papa pode comer biscoito sem problemas ¿ afirmou Correia, referindo-se ao fato de o Pontífice ter comido dez biscoitos no café da manhã de ontem. ¿ As pessoas que fazem traqueostomia só são privadas de alimento se houver um outro problema que as impeça de comer.
A traqueostomia tradicional, no entanto, impede que o paciente fale porque o tubo para auxiliar a respiração é inserido abaixo das cordas vocais, impedindo a circulação do ar daquele ponto para cima. Por isso o Papa estaria se comunicando por meio da escrita.
¿ Uma vez retirada a cânula, o paciente volta a falar normalmente ¿ disse Luís Fernando Correia.
A recuperação é rápida, segundo os especialistas, depois da retirada do tubo respiratório.
¿ Em poucos dias, algo em torno de três dias, a incisão cicatriza normalmente ¿ explicou Sarvat. ¿ Nesse período o paciente é aconselhado a não falar muito.
No caso de João Paulo II, ainda não há previsão para a retirada da cânula.