Título: `O QUE FIZERAM COMIGO?¿
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, O Mundo, p. 31
Um dia após ser submetido a uma traqueostomia por causa de suas dificuldades respiratórias, o Papa João Paulo II respirava ontem sem o auxílio de aparelhos. Segundo o Vaticano, o pós-operatório está sendo satisfatório, mas o Pontífice ficará vários dias sem falar. No primeiro boletim médico divulgado após a operação, a Santa Sé disse que o Papa apresenta boa circulação, seu coração funciona normalmente e ele não desenvolveu pneumonia.
A decisão de fazer a traqueostomia (inserção de um tubo na traquéia para facilitar a respiração) foi tomada na noite de anteontem. João Paulo II ainda se recuperava da gripe que o mantivera internado durante nove dias no início do mês. O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, garantiu, porém, que não foi uma operação de emergência e que não houve um agravamento da saúde do Papa.
¿ Foi uma questão de assegurar respiração adequada ao paciente.
Navarro-Valls disse que ainda não há previsão para a retirada do tubo e para a alta do Papa. O próximo boletim médico sobre a saúde do Pontífice deverá ser divulgado na segunda-feira.
Papa avisa que irá à Alemanha
Segundo Navarro-Valls, João Paulo II teve uma boa noite de repouso e comeu bem pela manhã, alimentando-se com dez biscoitos, café com leite e iogurte. Bem-disposto ao acordar da cirurgia, o Pontífice teria chegado a fazer uma brincadeira:
¿ Ele pediu papel e escreveu: ¿O que fizeram comigo?¿ ¿ contou o porta-voz.
Em seguida, escreveu em latim a expressão ¿totus tuus¿, indicando estar nas mãos da Virgem Maria, de quem é devoto. Alguns vaticanistas interpretaram a mensagem como uma indicação de que João Paulo II está disposto a seguir adiante no comando da Igreja Católica.
O cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, que esteve na Clínica Gemelli ontem, disse que o Papa estava bem.
¿ Eu o vi e o encontrei bem sereno ¿ relatou o cardeal, que dirige o Pontifício Conselho para a Família.
Testemunhas que viram João Paulo II entrar na Clínica Gemelli disseram que ele estava consciente e parecia relaxado na maca em que foi levado. Navarro-Valls acredita que João Paulo II possa voltar a falar dentro de alguns dias, mas especialistas assinalam que ele poderá necessitar de um aparelho para ajudar a formar os sons. O porta-voz disse que hoje será decidido se o Papa transmitirá do próprio hospital a bênção dominical do Angelus.
Numa indicação de que a Igreja continua funcionando normalmente apesar da enfermidade do Pontífice, o cardeal alemão Joachim Meisner, arcebispo de Colônia, disse ter recebido uma mensagem dele, vinda da Clínica Gemelli, confirmando que estará presente na Jornada Mundial da Juventude, na Alemanha.
¿ O Santo Padre está decidido a vir a Colônia e me disse que se alegra pelo encontro com a juventude de todo o mundo ¿ animou-se o cardeal Meisner numa entrevista a uma rádio católica.
Apesar do aparente otimismo do Vaticano, especialistas informam que a necessidade de submeter-se à traqueostomia já é uma indicação da deterioração do estado geral de saúde do Papa, que tem 84 anos e sofre de mal de Parkinson e de artrite severa. O risco maior agora é que desenvolva pneumonia e tenha um edema pulmonar. ¿Desgraçadamente, em geral se trata do último sinal¿, alertou ao jornal ¿La Stampa¿ o diretor do Departamento de Neurologia de Turim, Bruno Bergamasco.
A operação foi a décima a que João Paulo II foi submetido. Forte e robusto quando foi eleito em 1978 ¿ ele nadava e esquiava ¿ seus problemas de saúde começaram após o atentado a tiros na Praça de São Pedro em 13 de maio de 1981.