Título: CÉLULAS-TRONCO DE CORDÃO COMBATEM LEUCEMIA EM ADULTO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2005, Ciência e Vida, p. 33

Estudo realizado por cientistas americanos revelou que as células-tronco retiradas do sangue do cordão umbilical de recém-nascidos seriam eficazes também no tratamento de adultos que sofrem de leucemia. Até agora acreditava-se que as células de cordão seriam eficientes apenas para tratar crianças ou pessoas com menos de 60 quilos.

Os cientistas achavam que o sangue de cordão não conteria células-tronco em número suficiente para recuperar o sistema sangüíneo de um adulto doente. O novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Cleveland e do Centro Nacional de Transplante de Sangue de Nova York provou que estavam errados.

¿ Sempre houve uma dúvida porque se achava que o material não era suficiente para tratar adultos ¿ contou a geneticista Lygia da Veiga Pereira, chefe do Laboratório de Genética Molecular da Universidade de São Paulo (USP). ¿ Mas acho que faltavam números, comparação de resultados. Tanto que agora, os dois principais grupos que trabalham com sangue de cordão umbilical, nos Estados Unidos e na Europa, mostraram que se trata de uma ótima opção para adultos.

Publicada na ¿New England Journal of Medicine¿, a pesquisa envolveu 682 adultos com leucemia aguda. Alguns receberam sangue do cordão umbilical, enquanto outros foram submetidos ao tradicional transplante de medula óssea. Tanto o sangue quanto a medula foram fornecidos por doadores não aparentados, mas com as mesmas características sanguíneas.

Os cientistas concluíram que não havia diferenças significativas nas taxas de mortalidade relacionadas ao transplante nos dois grupos. Também não foram notadas alterações na sobrevida dos pacientes. Com isso, confirmou-se que o sangue do cordão é uma opção promissora para pacientes que precisam encontrar um doador de medula óssea compatível.

Brasil tem banco de cordão umbilical

Há até bem pouco tempo, o sangue do cordão umbilical era descartado após o nascimento do bebê. Descobriu-se, entretanto, que as células-tronco presentes no material são eficazes na regeneração das células do sangue de pessoas com até 60 quilos. Com a nova pesquisa, ampliou-se o espectro de utilidade das células, que poderão ajudar também adultos.

¿ O estudo conclui também que se não for encontrado um doador de medula com compatibilidade perfeita, o sangue de cordão com compatibilidade menos que perfeita é uma boa alternativa ¿ frisou Lygia. ¿ A medula a ser doada precisa atender a seis fatores de compatibilidade. No sangue de cordão, se quatro em seis fatores baterem já se faz o transplante. Ou seja, a chance de encontrar um doador aumenta.

Os especialistas não sabem por que isso ocorre, mas acreditam que esteja relacionado ao fato de as células-tronco de cordão umbilical serem mais imaturas e, portanto, mais aptas a se diferenciarem, reconstruindo o tecido afetado.

O Brasil inaugurou no ano passado um banco nacional de sangue de cordão umbilical, que envolve centros em todo o país e está também ligado a bancos nos Estados Unidos e na Europa.