Título: APÓS ELEIÇÕES, UMA MISTURA EXPLOSIVA
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2005, O Mundo, p. 30
¿Os terroristas queriam matar o maior número de inocentes em uma cidade xiita¿, disse ao GLOBO o imã Ayad Yamal al-Den, de Bagdá, por telefone. Com a vitória dos xiitas nas eleições, surgiu uma mistura explosiva: adeptos de Saddam Hussein e rebeldes do chamado triângulo sunita passaram a atuar juntos com o o terrorista al- Zarkawi. Segundo al-Den, atentados como o de ontem têm o poder de paralisar a população iraquiana, já apática e cansada da guerra civil, cada vez mais sangrenta.
O político xiita progressista, de 44 anos, diz que o caminho dos iraquianos é tortuoso, mas que os terroristas não vão impedir a formação do novo governo. Os xiitas negociam para incluir também sunitas e curdos. O primeiro-ministro será provavelmente o moderado Ibrahim al-Jaafari. Al- Den, cujo o partido tem o apoio sobretudo da população xiita de menos de 50 anos, diz esperar que al-Jaafari anuncie seu programa para decidir se vai apoiá-lo.
O povo iraquiano está dominado pelo medo.
¿ Vivemos em clima de terror também psíquico. Toda a população do pais é vítima ¿ diz Dirry Mageed, professor da Universidade de Karbala.