Título: PAPA FAZ EXERCÍCIOS DE REABILITAÇÃO PARA RESPIRAÇÃO E FALA, DIZ VATICANO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2005, O Mundo, p. 31

O Papa João Paulo II está se recuperando e já se submete a terapias de respiração e de fala, informou ontem o Vaticano, em meio ao clima de otimismo que se formou um dia após o Pontífice aparecer na janela de seu quarto na Clínica Gemelli, em Roma, onde foi internado na quinta-feira. Segundo o boletim médico, não há complicações pós-operatórias.

¿ O Santo Padre já se alimenta regularmente, passa algumas horas numa poltrona e começou exercício para reabilitação ¿ informou o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

Exercícios para coordenar ritmo da respiração

O anúncio sobre os exercícios é significativo porque muitos temem que o Papa não volte a falar. João Paulo II se submeteu a uma traqueostomia na quinta-feira, após uma forte crise respiratória que o levou a sua segunda internação em um mês. Um cardeal indicou ontem que esta poderá ser mais longa que a anterior.

¿ Por favor, não o deixemos sair do hospital tão rapidamente desta vez ¿ pediu o cardeal Javier Lozano Barragan, responsável pelas políticas médicas do Vaticano.

Embora não tenha sido informado que tipo de reabilitação está sendo realizada, especialistas italianos afirmaram que o processo é lento e gradual e que a cânula colocada na traquéia deve permanecer enquanto houver risco de complicações.

O objetivo dos exercícios é fazer o Papa voltar a coordenar o ritmo da respiração com o movimento das cordas vocais. Levando em conta que o mal de Parkinson afeta todos os músculos, também terá que fazer exercícios para a coordenar os movimentos da boca e da língua.

Um grupo de sete embaixadoras junto ao Vaticano, entre elas a brasileira Vera Barroin Machado, levou à Clínica Gemelli ontem um buquê com sete rosas vermelhas em homenagem ao Papa. Elas foram recebidas pelo cerimonial do Vaticano. Segundo a diplomata brasileira, o clima no hospital era sereno. Além da representante brasileira ante a Santa Sé, compareceram os de Egito, Eslováquia, Filipinas, Holanda, Polônia e Reino Unido.