Título: POBREZA É PRIMEIRO ALVO DO GOVERNO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2005, O Mundo, p. 32
Assim que tomar posse hoje, o presidente Tabaré Vázquez anunciará, como primeira medida, o Plano Nacional para Emergência Social. Assim como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Vázquez quer reduzir as desigualdades, buscando a inclusão social. Estima-se que, para isso, serão investidos cerca de US$100 milhões em dois anos.
Ao assumir um governo de esquerda com uma economia aberta, Vázquez quer convencer empresários e investidores que não pretende mudar as políticas cambial, monetária e fiscal. E encomendou ao ministro da Economia, Danilo Astori, um projeto de política industrial com a criação de fóruns de competitividade.
¿ Tudo é esperança. Mesmo quem não votou em Tabaré Vázquez aposta em dias melhores ¿ afirma o engenheiro Hernandez Botana.
O clima nas ruas de Montevidéu é de que a era Batlle (o presidente que sai) acabou tragicamente. Estima-se que, dos 3,4 milhões de habitantes, pelo menos 200 mil vivem em situação de extrema pobreza. A dívida pública do país supera os US$13 bilhões.