Título: VÁZQUEZ TOMA POSSE HOJE EM FESTA DA ESQUERDA
Autor:
Fonte: O Globo, 01/03/2005, O Mundo, p. 32
Hoje será um dia de festa para a esquerda latino-americana. Desde os presidentes mais populistas, como Hugo Chávez, da Venezuela, até os mais moderados como Luiz Inácio Lula da Silva e Ricardo Lagos, do Chile, prestigiarão a posse do socialista Tabaré Vázquez, novo presidente do Uruguai. Pela primeira vez nos últimos 20 anos, os uruguaios sairão às ruas para comemorar a chegada de um novo governo, que romperá a hegemonia dos conservadores blancos e colorados, que há mais de 170 anos se alternam no poder.
¿ A vitória de Vázquez mostra que os países da região estão no rumo certo, em sua determinação de manter os princípios democráticos. Para nós será um dia especial ¿ disse ao GLOBO o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
Fidel teria desistido por problemas de saúde
Garcia confirmou a decisão do novo presidente uruguaio de visitar o Brasil no dia 20.
¿ O Brasil será o primeiro país a ser visitado por Vázquez, claro sinal de que vamos restaurar o vínculo entre nossos países ¿ enfatizou Garcia, que chega hoje a Montevidéu, na comitiva do presidente Lula.
O presidente de Cuba, Fidel Castro, teria desistido de viajar, por problemas de saúde. Em seu lugar, viria o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, que será o encarregado de assinar um dos primeiros acordos do governo Vázquez: a retomada das relações entre Cuba e Uruguai, rompidas em 2002 pelo governo anterior.
O clima na capital uruguaia é de forte expectativa e tão comemorada quanto a vitória de Vázquez foi a conquista do Oscar de melhor música pelo cantor uruguaio Jorge Drexler na noite de anteontem.
Em carros e janelas da cidade foram colocadas duas bandeiras, a do país e a da coalizão Frente Ampla/Encontro Progressista/Nova Maioria, que venceu as eleições presidenciais em outubro, com 51% dos votos. Desde o retorno da democracia, em 1985, os uruguaios não festejavam tanto uma eleição.
¿ Há muito tempo que não havia uma festa como esta. O novo governo terá maioria no Congresso e isso vai ajudar a aprovar uma série de medidas sociais que estavam engavetadas ¿ comentou o comerciante e músico Nicolás De Barbieri, de 30 anos.
Os organizadores da posse tentavam solucionar os problemas provocados pela falta de espaço no Palácio Legislativo, onde será realizada a cerimônia. Nem mesmo a princesa de Astúrias, Letizia Ortiz, foi convidada. Apenas familiares de Vázquez e dos novos ministros, presidentes e pouquíssimos representantes de outros países.
¿ Apenas o príncipe Felipe estará presente. ¿ explicou Cacho Bagnasco, assessor de comunicação do novo presidente, que ontem estava às voltas com a enxurrada de críticas da mídia, que deverá acompanhar a posse por um telão.