Título: RIO FESTEJA COM A LIGHT UM SÉCULO DE LUZ
Autor:
Fonte: O Globo, 27/02/2005, Rio, p. 19

Há um século, uma empresa canadense se instalava no Rio de Janeiro, ainda insalubre, de quase 800 mil habitantes, com a missão de trazer progresso e fazer nascer a vida noturna, praticamente inexistente até então. A Rio de Janeiro Tramway, Light and Power, que ficaria conhecida apenas como Light, passou a fornecer energia elétrica, em larga escala, aos prédios, antes dependentes de geradores, e às vias públicas, tornando obsoletos os lampiões a gás. Até os bondes, puxados a burros ou movidos a um oneroso e antiquado sistema elétrico, se beneficiaram com a nova tecnologia.

Um livro de fotos antigas para comemorar data

A história da Light ¿ que em 30 de maio de 1905 teve autorização do governo federal, para funcionar no Rio ¿ está estreitamente ligada ao desenvolvimento econômico da cidade. Para comemorar um século de existência da empresa, hoje propriedade do grupo francês EDF, a direção prepara um calendário de eventos, entre eles concertos e o lançamento de um livro com fotos do Rio Antigo.

¿ Embora a cidade já tivesse iluminação elétrica, a chegada da Light significou progresso ao fornecer energia em grande escala, permitindo assim a instalação de indústrias e fábricas na cidade, o que ainda não era possível na época ¿ diz o historiador Milton Teixeira.

A cidade, que era mal iluminada, segundo o historiador viu a noite virar dia:

¿ O antigo sistema elétrico, conhecido como arco voltaico, era muito caro. Eram necessários geradores e mesmo assim, as lâmpadas queimavam com facilidade. Com o novo sistema de abastecimento, os prédios puderam funcionar à noite e a cidade, até então com iluminada precária, ganhou vida noturna. Foi quando puderam surgir os primeiros cinemas.

A chegada da nova tecnologia também trouxe outro benefício à cidade, cuja população havia testemunhado no ano anterior (1904) a revolta da vacina ¿ quando uma multidão transformou as ruas do Rio numa praça de guerra em protesto contra a política de combate à febre amarela. Os cariocas, que sofriam com as doenças infecto-contagiosas, principalmente no verão, puderam ter em casa aparelhos elétricos, como refrigeradores, melhorando, assim, a conservação dos alimentos.

Após instalada na cidade, a Light pôde inaugurar o serviço de fornecimento completo de energia elétrica em 30 de junho de 1907. A partir de então, a cidade viu crescer o lazer noturno. Entre 1907 e 1911, foram abertas 145 salas de cinema.

¿ A vocação da Light sempre esteve ligada ao contexto sócio-econômico da cidade. A empresa foi responsável pela chegada da eletricidade ao Rio e foi uma grande motivadora do desenvolvimento do Rio. Além do fornecimento de energia, durante anos foi responsável pelos serviços de telefonia e abastecimento de gás. Por isso, ao completar um centenário de existência, a Light tem motivos para comemorar ¿ afirma Paulo Roberto Ribeiro Pinto, diretor de relações institucionais da empresa.

A empresa assumiu até 1966 o controle de fornecimento de gás para a cidade. A concessão para o serviço de telefonia se estendeu até 1961.

Atualmente, a Light distribui energia a 3,4 milhões de clientes (num total de dez milhões de pessoas no estado), numa área de concessão que abrange 31 municípios do Rio de Janeiro. De acordo com a empresa, ela abastece com água potável proveniente do reservatório em Lajes cerca de 96% da região metropolitana do Rio.

Contas de luz podem ter reajuste extra de 6,13%

No ano em que a Light completa cem anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permitiu que a empresa faça um aumento extraordinário na conta de luz. Os clientes vão pagar em média 6,13% mais caro pela energia este ano, além do reajuste anual a ser concedido em novembro. Segundo a Aneel, a autorização foi a forma de socorrer a empresa, que enfrenta problemas financeiros. O último reajuste da concessionária foi há três meses.

O promotor Rodrigo Terra, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público, recomendou que não seja ratificado o aumento na tarifa. A Procuradoria Geral da República se manifestou ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, contrária ao reajuste.