Título: A ARTE NOS CORREDORES DO PODER
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 27/02/2005, O Mundo, p. 41

OS PRINCIPAIS GABINETES DE MINISTÉRIOS, PALÁCIOS e sedes de bancos estatais na capital federal guardam um tesouro desconhecido da grande maioria dos brasileiros. Esse tesouro não está escondido em gavetas ou cofres. São preciosidades que enfeitam dezenas de paredes na Esplanada dos Ministérios e arredores. Com exclusividade, a Revista O GLOBO apresenta nesta edição as raridades do modernismo e abstracionismo que impressionam visitantes ilustres que circulam nos gabinetes de poderosos instalados no centro das decisões do país. Algumas dessas obras começam a ser expostas ao público comum na chamada casa do povo, a Câmara dos Deputados.

Entre os destaques das artes plásticas do poder estão telas de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Alberto da Veiga Guignard, Manabu Mabe e Tomie Ohtake. Para esta reportagem, as principais autoridades da República abriram seus gabinetes e apresentaram algumas dessas relíquias da arte brasileira.

Di Cavalcanti e Portinari entre os preferidos

No Palácio do Planalto, a primeira-dama Marisa Letícia apresentou o seu painel favorito, ¿Mulatas¿, de Di Cavalcanti, que tem grandes dimensões (343cm x 120 cm) e está localizado no Salão de Audiências. Ainda no Planalto, o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) posou ao lado de uma rara paisagem de Guignard. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, mostrou o famoso estudo de ¿Guerra e Paz¿, de Portinari , da década de 50.

Duas telas importantes do modernismo: ¿Garimpeiros¿, de Tarsila, e ¿Mulata em fundo verde¿, de Di, estão expostas no gabinete do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Já o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, impressiona suas visitas com duas telas de Manabu Mabe, sendo ¿Apotheosis¿ a mais representativa do pintor. Enquanto isso, o ex-presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), resolveu inovar e inaugurou exposições itinerantes no seu gabinete, abertas ao público. Pouco antes de deixar o cargo, tirou fotos ao lado de um dos trabalhos mais recentes de Tomie.