Título: MICHEL E EUNÍCIO NEGOCIAM ACORDO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2005, Panorama Político, p. 2

A novela da escolha do líder do PMDB pode estar chegando ao fim. Na sexta-feira, o presidente do partido, Michel Temer (SP), reuniu-se com o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira. Eles começaram a negociar um acordo pelo qual Saraiva Felipe (PMDB-MG) seria mantido, sem contestações, no cargo de líder. Em troca, Saraiva daria cobertura política ao ministro Eunício Oliveira.

Esta não é a primeira tentativa de consenso. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a acertar com o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, que o ex-líder José Borba ficaria no cargo por mais dois meses, quando então seria feita eleição para escolher um novo líder. Isso evitaria a destituição de Borba, mas a idéia não prosperou porque os oposicionistas não aceitaram.

A avaliação no governo Lula é de que o tempo favorece os governistas. Dizem que tudo vai mudar quando o presidente do Senado domar os governadores do PMDB. Para tal, usará o poder de pôr em votação, ou não, os projetos de interesse dos estados.