Título: PT SE REÚNE PARA DISCUTIR DEFESA DO PRESIDENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2005, O País, p. 5

O líder do PT, Paulo Rocha (PA), pretende articular uma reunião dos aliados com o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política), hoje, para organizar a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e evitar uma crise por causa do discurso em que ele disse ter orientado um ¿alto companheiro¿ a não divulgar uma denúncia de corrupção no governo Fernando Henrique Cardoso. Na terça, o assunto entrará na pauta da reunião da bancada petista.

¿ Temos que analisar todas as formas regimentais e unificar uma estratégia para fazer a defesa do nosso presidente ¿ disse Rocha.

O líder do PMDB na Câmara, Saraiva Felipe (MG), também está engajado na operação abafa do governo. Para ele, que pretende discutir o assunto em reunião da bancada nesta semana, a oposição está antecipando o debate eleitoral e fazendo tempestade em copo d¿água.

¿ Há um exagero, uma tentativa de paralisação do Congresso que em nada contribui para o momento político ¿ afirmou.

A oposição mantém o propósito de tirar o máximo de proveito do episódio. Segundo o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), o partido tomou a medida correta e vai aguardar a decisão de Severino em relação à abertura de processo contra Lula por crime de responsabilidade:

¿ Ele foi eleito sob a égide da autonomia do Poder Legislativo. Este será o primeiro teste: ele mostrará se vai trabalhar por essa independência. E não temos razão para não acreditar nisso.

Hoje, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) deverá pedir que o Ministério Público Federal investigue as declarações de Lula.