Título: FUNDOS MULTIMERCADOS, COM GANHOS
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2005, Economia, p. 15
Após um 2004 de frustrações nos quesitos captação e rentabilidade, 2005 promete ser um bom ano para os investidores de fundos multimercados, aquela aplicação em que o gestor procura as melhores oportunidades em câmbio, bolsa de valores, juros ou títulos do governo, sem ficar preso a uma única alternativa. Considerados no Brasil agressivos e de risco, os multimercados tiveram nos últimos meses retorno líquido (já descontado o Imposto de Renda) muito próximo ao apresentado pelos fundos DI e de renda fixa, conservadores.
Grande destaque de 2003, os fundos eram tidos como aposta certeira em 2004 para quem buscava lucro alto a médio e longo prazos. Este cenário atraiu aplicadores de perfil mais conservador, mas a expectativa de ganhos maiores não foi confirmada, o que afugentou estes investidores. Os multimercados fecharam o ano passado com rendimento de 16,61%, abaixo dos 30,46% registrados em 2003.
¿ Este ano os juros ainda estão subindo, mas devem voltar a cair e, assim, desestimular aplicações que têm relação com a taxa básica Selic, o que não acontece com os fundos multimercados. Então, quem quiser lucro maior vai poder apostar nesse tipo de fundo ¿ sugere o economista Emanuel Pereira da Silva, um dos sócios da GAP Asset Management, uma das maiores do país.
Ganhos superam média da indústria na série histórica
Jorge Misumi, executivo sênior do HSBC Asset Management, também vê boas perspectivas para os fundos. Mas, apesar do otimismo, é cauteloso em relação ao desempenho dos produtos. Para Misumi, os ganhos devem superar a média da indústria de fundos, mas não ficarão muito distantes do CDI, usado como referência para aplicações financeiras, especialmente as de perfil mais conservador.
¿ Superados os obstáculos de 2004, os multimercados são uma excelente aposta para este ano, com um desempenho acima dos DI e renda fixa. O ano de 2004 foi difícil para o segmento, pois começou com o otimismo da queda dos juros, que logo foi frustrado pelo aperto na política monetária. Com a falta de tendência dos mercados, esses fundos foram prejudicados ¿ diz Misumi.
Gestores esperam aumento da captação em 2005
Para 2005, acrescenta o executivo do HSBC, as perspectivas são mais favoráveis:
¿ O cenário que se desenha é mais claro, o que permitirá aos gestores trazer um bom retorno para as aplicações.
Os dados históricos mostram que esses fundos superam a média da indústria em rentabilidade, com um grau de risco inferior ao da renda variável.
Os gestores também apostam numa maior captação pelos fundos multimercados em 2005. De acordo com Silva, da GAP, atualmente no Brasil só 3% da indústria de fundos estão dedicados a este segmento e o mercado recente, com menos de dez anos de existência, tende a se tornar promissor, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos e em países da Europa.
¿ Hoje no Brasil existem cerca de cem empresas independentes que gerenciam multimercados. No exterior, 90% dos fundos são geridos por essas empresas. Aqui ainda há espaço para muitas delas ¿ diz Silva.
Na avaliação de Misumi, o crescimento no número de empresas traz um outro risco para um segmento já considerado arriscado por sua flexibilidade. Haverá, segundo ele, um maior número de gestores e será preciso mais cautela na escolha de alguém que ao longo de dois, três anos, seja capaz de trazer um bom retorno à aplicação, sem maiores sobressaltos. Justamente por conta do risco mais alto, é preciso buscar assessores confiáveis e fundos com histórico de bom desempenho.
¿ Rankings de revistas e sites especializados podem ser uma boa fonte de pesquisa na hora de encontrar um gerente. Há também consultores especializados na busca desse tipo de empresa que cobram da escolhida um percentual, tornando gratuito o serviço de busca para o investidor ¿ ensina o economista do site Fortuna, Marcelo d¿Agosto, autor do livro ¿Como escolher o melhor fundo de investimento¿.
Aplicação não é ideal para prazo menor que dois anos
Multimercado é um fundo cujo desempenho deve ser acompanhado a médio e longo prazos, devido ao seu maior grau de risco. Graças a seu perfil, as novas regras de tributação, que prevêem menor alíquota de Imposto de Renda (IR) para investimentos de mais longo prazo, não devem afetar o segmento.
¿ Quem pensa em investir por menos de dois anos deve procurar outra alternativa. Multimercado é fundo em que se ganha num dia e se perde no outro, daí a necessidade de deixar o dinheiro aplicado por mais tempo. Resultado imediato não existe para quem trabalha com gestão ativa e tem à disposição uma possibilidade muito grande de oportunidades ¿ avalia André Querne, gestor de fundos da Máxima Asset Management.