Título: `ESTÁ NO PAPEL DOS MINISTROS RECLAMAR E, NO NOSSO, CORTAR¿
Autor:
Fonte: O Globo, 02/03/2005, O País, p. 8

Numa concorrida entrevista ontem no Consulado do Brasil, em Nova York, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, foi obrigado a entrar de novo no dia-a-dia da política brasileira. Voltou a afirmar que não há crise política e disse que não comentaria o pedido da oposição para convocá-lo ao Senado.

¿ Eu sou réu de quê? O Senado quer que eu esclareça o quê? ¿ perguntou o ministro.

Sobre a reforma ministerial, Dirceu informou que conversou ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que este lhe contou que começará a fazer as mudanças nos próximos dias, concluindo até a Semana Santa. Segundo o chefe da Casa Civil, os nomes no comando dos principais ministérios não vão mudar.

Sobre os cortes no Orçamento, Dirceu afirmou que os problemas mais graves de um ou outro ministério, como os do Desenvolvimento Agrário e da Cultura, serão resolvidos ao longo do ano, dependendo da execução do Orçamento e da arrecadação.

¿ Está no papel dos ministros reclamar e, no nosso, cortar ¿ disse o chefe da Casa Civil, rebatendo as críticas dos ministros Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) e Gilberto Gil (Cultura).

Para a Cultura, Dirceu explicou que o governo tem ainda proposta de criação de três loterias, cujos recursos poderiam servir para financiar projetos do setor.

¿ Até a Semana Santa decidiremos isso, temos de ser criativos ¿ disse ele.

Dirceu reiterou ainda que não há crise e que os investidores não estão nem um pouco preocupados com isso.