Título: LULA AGORA AGILIZA REFORMA MINISTERIAL
Autor:
Fonte: O Globo, 02/03/2005, O País, p. 10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar na próxima semana a reforma ministerial, depois de uma série de consultas e conversas que terá com dirigentes dos partidos aliados entre amanhã e domingo. A decisão de concluir na semana que vem a reforma, confirmada ontem no Uruguai pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), ocorre num momento de acirramento do conflito interno do PT para retomar a coordenação política do governo, hoje nas mãos do ministro Aldo Rebelo, do PCdoB.
¿ O presidente Lula quer anunciar a reforma no início da próxima semana ¿ disse Mercadante, que viajou com o presidente para o Uruguai. ¿ Quando voltar ao Brasil (amanhã), o presidente Lula fará as últimas consultas.
Aldo: ¿Se o PT deseja, não sou empecilho¿
Irritado com as declarações do secretário-geral do PT, Silvio Pereira, defendendo mudanças na coordenação política, Aldo Rebelo cobrou ontem do presidente do PT, José Genoino, uma posição oficial.
¿ Genoino, o PT tem que se manifestar oficialmente, dizer que quer a coordenação política. É inaceitável que se faça isso usando pessoas do segundo escalão partidário. Se o PT deseja muito o Ministério da Coordenação Política, eu não sou empecilho ¿ disse Aldo.
O ministro, que deverá ser mantido no seu posto, partiu para o ataque aparentemente respaldado pelo próprio Lula, de quem recebeu telefonema ontem à tarde, de Montevidéu. Ao receber o telefonema de Rebelo, ontem de manhã, o presidente do PT, que também foi para a posse do novo presidente uruguaio, Tabaré Vasquez, desautorizou o secretário-geral petista, afirmando que reforma ministerial era assunto exclusivo do presidente Lula.
¿ O PT não deliberou sobre esse assunto (Ministério da Coordenação Política), nem é competência do partido deliberar sobre o ministério. O Silvio Pereira expressou uma opinião de caráter pessoal, e não a do PT. Quando se trata de reforma ministerial o PT não opina. O presidente da República tem total autonomia e independência. Por fim, o PT não quer criar uma crise de relacionamento com o ministro Aldo Rebelo ¿ disse Genoino.
Apesar de toda a pressão petista, Lula já parece decidido a manter Aldo Rebelo no cargo. Ao telefonar ontem para Aldo disse que eles estão no mesmo barco e que o ministro não deveria se incomodar com as manifestações petistas.
Silvio Pereira negou que tenha pedido a demissão do ministro Aldo Rebelo, mas repetiu que o PT tem o direito de reivindicar a coordenação política diante da fragilidade da articulação no Congresso.