Título: GAFE DE MAGUITO REAVIVA CRISE NO SENADO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/03/2005, O País, p. 10

A crise desencadeada pelas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, admitindo ter acobertado corrupção do governo passado, parecia estar perdendo força ontem no plenário do Senado. Até que, num rompante, quando, da tribuna defendia Lula, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) provocou a ira da oposição. Ele acusou empreiteiros que ganharam licitações de obras no governo Fernando Henrique de oferecer propina a parlamentares, inclusive a ele, para retirar assinaturas de pedidos de CPIs.

¿ Quantas CPIs não foram abafadas pelo governo passado? Se botarem aqui os grandes empreiteiros que tiveram grandes obras no governo passado, vou apontar quem ofereceu dinheiro para eu tirar minha assinatura de um requerimento de CPI. Estou dizendo que não conheço, não tenho relacionamento, mas que, se eu os vir, direi quem são ¿ disse Maguito.

Aos gritos, senadores cobraram nomes

A desordem se instalou. Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) cobraram, aos gritos, os nomes dos empresários:

¿ Diga agora! Agora!

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM) anunciou que apresentaria um requerimento à Comissão de Ética para que Maguito apontasse os empresários.

¿ Aceito o desafio. Quero ir à Comissão de Ética e vou mostrar, apontar e provar ¿ rebateu o senador goiano.

Com a ajuda do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o governo conseguiu adiar a votação do requerimento da convocação do chefe da Casa Civil, José Dirceu, ao plenário, para dar explicações sobre o caso. Em outra frente, o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), e os líderes pefelistas foram ao Supremo Tribunal Federal ontem pedir ao presidente Nelson Jobim que inclua na pauta de julgamentos da Corte ações apresentadas pelo PFL contra o governo.