Título: ORGANIZAÇÃO DEVE ABRIR SUAS PORTAS
Autor:
Fonte: O Globo, 02/03/2005, Economia, p. 29

A Organização para Comércio e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ¿ o clube dos países ricos, com sede em Paris ¿- estuda abrir suas portas para países emergentes que ganharam peso na economia mundial, como a China ou Rússia. A expansão da organização será um dos principais temas do novo comando, que assume em setembro de 2006. O aumento da cooperação entre organização e o Brasil nos últimos anos tornaria o país um bom candidato. Vários países estão batendo à porta do clube: Rússia, Chile, Israel e România.

O governo brasileiro, entretanto, hesita em pedir para entrar. O secretário do Tesouro do Ministério da Fazenda, Joaquim Levy, não descarta completamente a possibilidade, mas diz que isso não é prioridade:

¿ O governo vê isso com olhar pragmático. Ser membro da OCDE só para ser membro, não interessa. O que interessa é a cooperação (com a OCDE) no concreto. A OCDE é uma escola, é um esforço que vale enormemente, pois ajuda o governo a saber articular pontos em várias áreas. Mas daí a bater na porta... não sei ¿ disse.