Título: CLARO E VIVO AUMENTAM TARIFAS DE CELULAR
Autor:
Fonte: O Globo, 02/03/2005, Economia, p. 31
Boa parte dos clientes da Vivo e da Claro está pagando mais caro pelas ligações para outros celulares e telefones fixos. O aumento médio das tarifas dos planos pós-pagos da Vivo foi de 6,22% em todo o país. O reajuste dos preços da Claro, que começou a vigorar ontem, foi em média de 7% e vale para os clientes dos planos pós-pagos e pré-pagos. Quem tem plano básico não está sujeito ao aumento.
Atualmente, dos 13,7 milhões de assinantes da Claro em todo o país, 80% têm telefones pré-pagos. Até dezembro do ano passado, os consumidores dos planos pós-pagos da Vivo no Rio e no Espírito Santo chegavam a 1,259 milhão, representando 29% do total de usuários da empresa nos dois estados. Os 71% restantes utilizavam planos pré-pagos.
O valor do reajuste, segundo a assessoria da Vivo, foi inferior à variação do IGP-DI dos últimos 12 meses, que chegou a 11,61%. Segundo a empresa, o reajuste ¿ocorreu dentro dos limites já autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)¿.
Segundo a Anatel, os clientes da Vivo e da Claro que têm o plano básico de tarifas não serão surpreendidos com o reajuste. As empresas somente poderão aumentar este plano quando forem fixadas as tarifas de interconexão com a telefonia fixa. No país, somente 2% dos consumidores utilizam o plano básico.
A Oi informou que não vai reajustar suas tarifas este mês e que a data-base de aumento dos preços da empresa é em junho. A TIM também não vai aumentar os preços agora, segundo a assessoria da operadora.
As ligações de fixo para celular somente poderão ser reajustadas com a homologação da Anatel.