Título: 'Encaminhamos uma autodenúncia'
Autor: Adriana Vasconcelos e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 03/03/2005, O País, p. 9

O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), reagiu ontem às acusações feitas pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu, de que os tucanos estariam querendo promover um clima de instabilidade no país. Para o deputado, depois do escândalo Waldomiro Diniz, o ministro perdeu a autoridade moral.

O ministro José Dirceu acusou os tucanos de desestabilizar o país. O que o senhor acha?

ALBERTO GOLDMAN: O PT não só sistematicamente acusou o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, como continua fazendo isso hoje. As últimas declarações do presidente Lula são repetições de acusações de irregularidades durante o processo de privatização. Além dessas acusações, o PT lançou um movimento nacional "Fora FHC", como uma mobilização de rua, com cartazes e povo. Não só fez isso da boca para fora, como fez isso na prática.

O PSDB vai dar o troco agora e lançar o movimento "Fora Lula"?

GOLDMAN: Não faremos isso de forma alguma. Gostaríamos de disputar as eleições de 2006 com Lula ou quem quer que seja. Evidentemente que não podemos deixar de levantar questões quando elas existem. Essa denúncia que foi feita e encaminhada ao Congresso, não foi uma denúncia feita por nós, mas pelo próprio presidente. Ele disse que havia corrupção e ele disse que acobertou a corrupção. Encaminhamos uma autodenúncia.

O PSDB quer encurtar o mandato do presidente Lula?

GOLDMAN: Existe um problema grave neste momento por uma declaração que o presidente fez. Certamente, ele já poderia ter superado. Se fosse uma pessoa com menos preocupações de vaidade, de orgulho, já teria superado.

Falta humildade ao presidente Lula?

GOLDMAN: Neste caso, evidentemente, faltou.

E ao ministro José Dirceu?

GOLDMAN: O ministro infelizmente tem sido um provocador em relação a nós, contumaz. E, no governo, um desagregador. É um homem que, sem dúvida, dificulta que encontremos consensos para avançar em muitas questões que importam ao país.

Depois do escândalo Waldomiro Diniz, que futuro político o ministro pode sonhar?

GOLDMAN: Eu não sei se ele sabia ou não das operações feitas pelo Waldomiro. Mas é fato que o Waldomiro era uma pessoa da sua intimidade e está andando solto e alegre pelas ruas do país. Enquanto a questão Waldomiro não se esclarecer, o ministro Dirceu não tem autoridade moral para acusar ninguém.

O pedido de abertura de processo por crime de responsabilidade vai adiante?

GOLDMAN: Se a decisão for técnica como deve ser, como manda a lei, o processo se inicia, porque o presidente Severino tem de analisar apenas os requisitos formais da representação. Se não for assim, certamente é porque houve alguma troca.