Título: GIL CRITICA IMPRENSA E NEGA RECLAMAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 03/03/2005, O País, p. 10

Ministro diz que não se queixou dos cortes e acusa jornalistas de manipulação

SÃO PAULO. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez duras críticas à imprensa ontem, ao dizer que a "indústria da informação" manipula as notícias de acordo com suas conveniências. O desabafo do ministro diz respeito ao corte no Orçamento, contra o qual ele alega não ter feito reclamação na véspera. Ele negou que tenha se queixado do corte de 53% das verbas de seu ministério, engrossando o coro de protestos de outros ministros, como de Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário), Olívio Dutra (Cidades) e Tarso Genro (Educação):

- A imprensa hoje abriu manchete dizendo que eu estou me queixando do corte de Orçamento. Tive o cuidado ontem de dizer que não estou me queixando de nada, mas a imprensa manipuladora, sempre tentando externar suas faltas, vem com essa história. Isso me aborrece, me chateia, fico chateado com essa irresponsabilidade jornalística. A gente acaba ficando de saco cheio com essa irresponsabilidade. Ao invés de dizer as coisas como elas são, dizem como convém à imprensa, no sentido de ter maior impacto jornalístico - afirmou Gilberto Gil, que participou ontem da 4ª Bienal de Arte e Cultura realizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) no prédio da Bienal, em São Paulo.

Na véspera, em visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Gil havia dito que é necessário mobilizar a República em defesa de um Orçamento de verdade.

- Todo mundo reclama, mas ninguém faz nada para que se possa ter um Orçamento para valer - disse o ministro no Senado, anteontem.

Segundo ele, o que acontece é que com a redução de recursos, o ministério terá que se readaptar:

- A gente planeja um conjunto de ações em função de x que a gente terá para gastar. Quando deixa de ter x e passa a ter x dividido por dois, a gente tem que, de novo, planejar e replanejar as ações. E evidentemente tudo que você ia fazer fica pela metade - disse o ministro, de aparente mau humor.

Depois, mais tranqüilo, Gilberto Gil acabou cantando para os estudantes da UNE que se encontravam na Bienal músicas como "Soy loco por ti, America" e "Punk da periferia".

"Vamos mobilizar a República para que ela tenha um orçamento de verdade. Todo mundo reclama, mas ninguém faz nada"

Anteontem

"Tive o cuidado de dizer que não estou me queixando de nada, mas a imprensa manipuladora,sempre tentando externar suas faltas, vem com essa história"

Ontem

GILBERTO GIL