Título: 'NÃO PODEMOS FAZER UMA FARRA'
Autor: Janaína Figueiredo
Fonte: O Globo, 03/03/2005, Economia, p. 31

Para Lula, mesmo com bons índices, é hora de investir no crescimento

PAYSANDU (Uruguai). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os bons números da economia não devem ser motivo para "fazer uma farra". Segundo ele, mesmo diante do excelente desempenho de uma série de indicadores - como a balança comercial brasileira, o Produto Interno Bruto (PIB) e o crescimento do emprego e da renda per capita - o governo e a sociedade não podem deixar de lado o projeto de desenvolvimento para o país.

- Isso nos obriga a agir com muito mais responsabilidade. Não podemos pensar que tudo está resolvido e, agora, fazer uma farra. Não, agora é que temos de trabalhar duro, com seriedade, para que possamos fazer a economia brasileira continuar crescendo - afirmou Lula, depois de inaugurar, com o novo presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, as obras de ampliação de uma fábrica de malte da cervejaria brasileira AmBev.

Governo terá meta mais alta para exportações

Dizendo-se animado com o crescimento de 5,2% do PIB, de 10,9% dos investimentos e de 3,7% da renda per capita em 2004, Lula afirmou que o momento é de trabalhar num novo ciclo de crescimento em 2005. Ele revelou que a área econômica de seu governo já está elaborando uma nova meta de exportações.

- Eu e o ministro (do Desenvolvimento) Luiz Fernando Furlan esperávamos há quatro meses que as exportações chegassem a US$100 bilhões - disse Lula. - Agora vamos traçar uma meta um pouquinho mais alta, para que possamos, quem sabe no próximo ano, comemorar com alguns bilhões a mais.

O presidente da AmBev, Victorio de Marchi, anunciou investimentos de US$5 milhões na fábrica uruguaia e ressaltou que isso se deve ao estímulo de Lula.