Título: MERCOSUL FARÁ ACORDO COM PAÍSES ÁRABES
Autor: Luciana Rodrigues
Fonte: O Globo, 03/03/2005, Economia, p. 32

Celso Amorim vai defender candidato único do bloco à OMC

RIO e MONTEVIDÉU. O Mercosul e seis países árabes do Golfo Pérsico vão iniciar conversas no mês que vem para fechar um acordo de livre comércio, informou ontem o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que semana passada visitou a região. Segundo o ministro, o Conselho de Cooperação do Golfo (união aduaneira que reúne Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes, Iêmen, Bahrein e Omã) mostrou interesse em fazer um chamado "acordo quadro", o primeiro passo numa negociação desse tipo.

O "acordo quadro" deve ser iniciado nos dias 10 e 11 de maio, na Cúpula Árabe-Mercosul, em Brasília. Segundo Amorim, o comércio entre as duas regiões pode ajudar as exportações brasileiras de ônibus, carne e aviões. Uma empresa brasileira vendeu recentemente 500 ônibus para o Qatar.

- Há empresas brasileiras interessadas em investir em mineração nesses países - disse Amorim, que esteve no Rio para receber o prêmio Faz Diferença, do Jornal O GLOBO.

Pela manhã, o chanceler esteve no Uruguai, para a posse de Tabaré Vázquez. Amorim deu a entender que, na visita de Vázquez ao Brasil, no dia 20, o governo brasileiro pedirá que o uruguaio Pérez del Castillo desista de disputar a direção-geral da OMC. O objetivo é que o bloco se una em torno da candidatura do brasileiro Luiz Felipe de Seixas Corrêa.