Título: LULA MUDA ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 05/03/2005, O País, p. 5

Após negar, porta-voz André Singer será também secretário de Imprensa; decisão fortalece grupo de Gushiken

BRASÍLIA. Depois de criticar reiteradas vezes a comunicação do seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu mudar a estrutura do setor, fortalecendo o grupo do ministro Luiz Gushiken, chefe da Secretaria de Comunicação de Governo (Secom), e do porta-voz André Singer. Na reunião de coordenação, ontem à tarde, Lula anunciou a unificação das atribuições de Singer com as da Secretaria de Imprensa e Divulgação (SID) da Presidência da República, atualmente comandada por Fábio Kerche, que substituiu o jornalista Ricardo Kotscho, em dezembro passado. Singer é o novo chefe da SID, o terceiro em dois anos de governo Lula. Neste período, Lula nunca deu uma entrevista coletiva formal à imprensa.

A intenção é concentrar mais as informações do governo, mas sem tirar a autonomia dos ministérios, como foi informado ontem. A nova SID a ser comandada por Singer vai abocanhar também parte das funções da Secom, especialmente a coordenação das assessorias de comunicação dos ministérios.

O anúncio das mudanças foi feito por Gushiken e Singer. O porta-voz disse que ainda conversará com Kerche, mas que gostaria de mantê-lo na equipe. Apesar da possibilidade de permanecer no governo, deverá tirar férias.

No mesmo dia, Singer defendera Kerche no cargo

Ontem, o jornal ¿Folha de S. Paulo¿ publicou carta de Singer na qual ele, ao desmentir notícia do jornal sobre mudanças na Secretaria de Imprensa, diz que Fábio Kerche reúne ¿todas as qualificações¿ para ¿dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Kotscho¿.

O estudo sobre a mudança na estrutura de comunicação foi encomendado pelo presidente em novembro do ano passado. A avaliação interna é que há falhas na relação do governo com a imprensa: o fluxo das informações é lento e os canais de acesso, diversificados. Com a mudança, a idéia é concentrar mais as informações na SID sem, contudo, tirar a autonomia das assessorias de comunicação dos ministérios. Segundo Gushiken, a nova estrutura vai racionalizar a comunicação do governo.

¿ Uma mesma informação é buscada lá e cá. Gasta-se muita energia nesse processo. Hoje há três portas de entrada (Secom, SID e Porta-Voz). Agora será apenas uma ¿ disse Gushiken.

A Secom continuará responsável pela publicidade, por patrocínios e eventos do governo. As mudanças ainda terão que ser formalizadas em atos do governo na próxima semana.

¿ O objetivo é tornar mais fluente o fluxo de informações do governo ¿ afirmou o porta-voz.

Kerche foi levado para o Planalto por André Singer, mas era ligado também ao ex-secretário Ricardo Kotscho, que deixou o governo no ano passado por decisão pessoal. Singer e Kotscho discordaram em vários episódios, sendo o mais polêmico e público deles o da expulsão do correspondente do ¿New York Times¿ Larry Rohter, que escreveu sobre o suposto hábito de beber do presidente. Singer defendeu a suspensão do visto de Rohter. Kotscho foi contra.

Jornalista e cientista político, Singer, de 47 anos, é porta-voz de Lula desde o início do governo. Assumiu a função na campanha presidencial, em abril de 2002. É filho do economista Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho. Foi secretário de Redação do jornal ¿Folha de S.Paulo¿. É professor da USP.