Título: CONGRESSO QUER SABER SE ABIN VAI TREINAR EM CUBA
Autor:
Fonte: O Globo, 05/03/2005, O País, p. 11

Oposição critica intercâmbio com país de regime ditatorial

BRASÍLIA. O Congresso pedirá explicações ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência sobre a notícia de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estaria enviando agentes para serem treinados em Cuba pela Direção Geral de Inteligência, a polícia secreta do presidente Fidel Castro. Na Câmara e no Senado, a oposição reagiu acusando o governo de fazer intercâmbio com o serviço de informações de um país que não respeita a democracia nem os direitos humanos.

Os pedidos estão sendo apresentado pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e pelo líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA). O tucano quer explicações do chefe do GSI, general Jorge Armando Félix. Já Aleluia pretende ouvir o diretor-geral da Abin, Mauro Marcelo de Lima e Silva.

O delegado, que chegou recentemente de Cuba, nega que a Abin planeje treinar agentes naquele país. Diz que foi a Havana para negociar um acordo de troca de informações entre os dois serviços secretos. O intercâmbio poderá ajudar o Brasil nas ações de prevenção ao terrorismo e na segurança dos Jogos Pan-Americanos no Rio.

- O Brasil tem acordos semelhantes com 80 países.