Título: FAB FAZ ACORDO PARA PAGAR DÍVIDA COM COMBUSTÍVEL
Autor:
Fonte: O Globo, 05/03/2005, O País, p. 14

Orçamento apertado força economia no uso de aviões e helicópteros

BRASÍLIA. A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou ontem ter chegado a um acordo com a Petrobras para pagar uma dívida de mais de R$30 milhões referente ao fornecimento de combustível para suas aeronaves. A dívida se arrastava desde o início deste ano. Por conta do orçamento apertado, a FAB está economizando nos vôos. A ordem é racionalizar o uso de aviões e helicópteros.

Segundo informou ontem o jornal "O Estado de S. Paulo", a BR Distribuidora, chegou a enviar carta ao comando da Força Aérea cobrando os atrasados e ameaçando cortar o fornecimento de combustível, o que poderia em breve deixar a frota da corporação sem poder voar.

Ontem, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) anunciou que o problema "já estava equacionado". O Ministério da Defesa teria feito um acordo, pelo qual a FAB se compromete a pagar a conta assim que receber verba. O Ministério do Planejamento, porém, informou que não há previsão de liberação de verbas extras.

O Cecomsaer negou ainda que tenha havido qualquer possibilidade de desabastecimento, mas um de seus oficiais admitiu que há normas internas determinando a racionalização dos vôos.