Título: LULA BUSCA NOMES COM ALIADOS PARA MUDANÇAS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/03/2005, Opinião, p. 8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os articuladores políticos do governo concentram esforços esta semana para acertar, com os aliados, os nomes para a reforma ministerial. Está previsto um encontro até quinta-feira com o comando do PP e também deverá acontecer um nova rodada de conversas com a cúpula do PMDB. O maior problema, no entanto, continua sendo a resistência dos petistas em abrir espaço aos aliados ¿ cujo apetite só cresce. Nas primeiras sondagens feitas pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu, e pelo senador Aloizio Mercadante(PT-SP), tanto PMDB quanto PP deixaram claro que querem mais espaço no governo.

Fortalecido pela eleição de Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara, o PP sonha com pastas de maior peso do que as oferecidas até agora, como o Ministério do Esporte, hoje comandado por Agnelo Queiroz (PCdoB), e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, ocupada por José Frisch.

¿ Seremos chamados e vamos ver o que o governo tem a oferecer. Sabendo qual será o cargo, reuniremos a bancada para ver: o cargo nos interessa? Quem é mais habilitado para ocupá-lo? ¿ diz o líder do PP na Câmara, José Janene (PR).

Segundo Janene, o PP não irá considerar como indicação partidária se a escolha recair sobre três nomes de peso do partido: os ex-ministros Delfim Neto (SP), Francisco Dornelles (RJ) e Pratini de Moraes (RS). O deputado argumenta que esses são nomes que qualquer presidente gostaria de ter em sua equipe e que, se Lula quiser chamá-los, serão considerados cota pessoal do presidente. O PP tinha um encontro previsto com Dirceu, na quarta-feira passada, que foi adiado por conta da viagem do chefe da Casa Civil aos Estados Unidos.