Título: PT OFERECE ALTERNATIVA PARA A PERDA DE CARGOS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/03/2005, O País, p. 9

Partido sugere que diretórios estaduais abriguem candidatos aos governos, evitando possível mal-estar com demissões

SÃO PAULO. A direção do PT apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta para abrir espaço no Ministério aos partidos da base sem causar grande insatisfação interna. A idéia é transformar a presidência dos diretórios estaduais em caminho natural para a candidatura ao governo dos respectivos estados e, assim, reforçar o status dos dirigentes regionais.

¿ O próprio Lula fez isso em 1994, quando foi eleito presidente do PT e logo depois abriu mão em favor do vice (Rui Falcão) para fazer campanha¿ disse um cardeal petista.

Idéia é deixar Lula à vontade para demitir petistas

A proposta é antiga. Com ela, o PT espera que Lula fique à vontade e evite constrangimentos caso decida demitir ministros como Humberto Costa (Saúde), Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e Olívio Dutra (Cidades), respectivamente pré-candidatos aos governos de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.

A direção petista só espera o sinal verde de Lula para dar início à manobra, que inclui também o aumento do orçamento e o fornecimento de material para as direções estaduais do partido.

A perda de espaço no Ministério é dada como certa pelos dirigentes petistas. Eles citam como exemplo o governo Fernando Henrique Cardoso, que concentrou nas mãos do PSDB apenas os ministérios mais importantes das áreas econômica, política e social.

¿ O PFL tinha quatro ministérios no governo Fernando Henrique. O PMDB, que não o apoiava totalmente, tinha três. O PSDB tinha sete ou oito ministérios, a partir dos quais mantinha a hegemonia do governo. O PT tem 18! ¿ lembra um dirigente petista.

A direção do PT classificava como chute qualquer palpite sobre a reforma ministerial. O presidente do partido, José Genoino, tem dito publicamente que o PT não será empecilho para a reforma.

O anúncio do PTB de que a partir de agora manterá uma postura independente foi interpretado como mera manobra de pressão por mais ministérios. Uma das hipóteses é que Walfrido Mares Guia deixe o Turismo e assuma a pasta das Cidades, no lugar de Olívio Dutra.

Costa, alvo de intenso bombardeio dentro do próprio PT, também era apontado como um dos que devem deixar o Ministério. Em seu lugar Lula pode instalar Ciro Gomes (Integração Nacional), visto como um curinga no governo. Com isso, Roseana Sarney poderia assumir a Integração Nacional.

PT tenta emplacar João Paulo no Ministério

Embora ninguém no partido assuma publicamente, o PT quer tirar a coordenação política de Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O nome mais citado para ocupar a pasta é o de João Paulo Cunha (PT-SP), que, além da experiência como presidente da Câmara, conta com o apoio total de José Dirceu (Casa Civil).