Título: MULTIDÃO RECEBE BÊNÇÃO SILENCIOSA DO PAPA
Autor:
Fonte: O Globo, 07/03/2005, O Mundo, p. 24
Pelo segundo domingo consecutivo, João Paulo II acompanha do hospital a leitura do Angelus na Praça de São Pedro
ROMA. O Papa João Paulo II abençoou em silêncio ontem a multidão que se aglomerava em frente ao Hospital Gemelli. Pela segunda vez consecutiva, o Pontífice deu a bênção dominical da janela do quarto onde está internado há 12 dias, devido a problemas respiratórios. Imagens do Papa, frágil aos 84 anos, mas demonstrando estar mais bem disposto do que na aparição há uma semana, foram transmitidas ao vivo do hospital, em telões, para os fiéis.
Na Praça de São Pedro, o arcebispo argentino Leonardo Sandri leu a bênção dominical. Foi a segunda vez em 26 anos de papado que o Pontífice não presidiu a reza do Angelus.
O Papa permaneceu sentado e rodeado de assessores e médicos. Ele moveu os lábios, acompanhando a oração, e fez o sinal da cruz. Depois, foi levado para o seu quarto no 10º andar do hospital, de cuja janela acenou.
Agradecimento a judeus e muçulmanos
Em mensagem antes do Angelus, o subsecretário de Estado do Vaticano, arcebispo Leonardo Sandri, leu um agradecimento em nome de João Paulo II:
¿ Manifesto gratidão especial a fiéis de outras religiões, especialmente judeus e muçulmanos. É um sinal de conforto e agradeço a Deus por isso.
O Papa, que sofre do mal de Parkinson, está hospitalizado desde 24 de fevereiro, quando foi submetido a uma traqueostomia. No início do mês, já recebera tratamento. Ele está fazendo terapia de reabilitação respiratória e de fala e já teria pronunciado algumas palavras a assessores, mas não fala em público desde a cirurgia.
Ainda não há indicação de quando ele terá alta e se poderá participar este mês das celebrações da Páscoa, o mais importante evento do calendário litúrgico. A Semana Santa é um dos períodos mais intensos para o Papa.
¿ Somente os médicos podem dizer ¿ disse o cardeal Joseph Ratzinger ao canal de televisão estatal italiano Rai 1.
O Vaticano informa que o Papa está melhorando. Novo boletim médico deverá ser divulgado hoje.