Título: ESTAVA PROTEGENDO UM CIDADÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 08/03/2005, O País, p. 3

Severino tenta explicar ajuda a bêbado e motorista em situação irregular

RECIFE.O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), tentou explicar ontem o discurso que fizera na véspera, em João Alfredo, sua cidade natal, onde contou como ajudou um eleitor que havia sido detido com a carteira de motorista vencida e um outro que havia sido preso bêbado por provocar um quebra-quebra num bar.

- Este que fez isso, que quebrou o bar, estava em dificuldades porque tomou, pela primeira vez na vida, uma carraspana, se embriagou e perdeu completamente a noção da vida. Foi quando o dono do bar telefonou para mim dizendo que tinha uma pessoa de João Alfredo que dizia que era meu amigo e que havia dado um prejuízo. Eu pedi para que ele passasse (o telefone) para o rapaz e perguntei quanto era a despesa para evitar a prisão. Não estava protegendo um cachaceiro, estava protegendo um cidadão que, mesmo na carraspana, se lembrou que Severino Cavalcanti existia. Se ele lembrou que Severino existia, eu não tinha outra alternativa.

O presidente da Câmara ainda completou:

- No outro caso, o carro do rapaz, que é de João Alfredo, estava com as letras e a carteira vencidas. Ele não tinha dinheiro para pagar as taxas da renovação da carteira. Como era uma sexta-feira, não podia dizer que iria mandar o valor para ele naquela hora. Então pedi à polícia o seguinte: libere o rapaz que ele está com as prestações atrasadas e a carteira vencida. Ele vai pagar dentro de dois dias, ele vai resgatar e vai ser na segunda. Ele pagou e eu dei o dinheiro - disse Severino.

As polêmicas declarações, confirmadas ontem pelo presidente da Câmara em visita a Recife, preocuparam seus aliados.

'A volta da Sudene é um imperativo'

Severino também disse ontem que vai pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que o projeto que recria a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) seja posto em pauta imediatamente. Severino criticou o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra após almoço com o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos:

- Isto (a volta da Sudene) é um imperativo de consciência nacional, a Sudene tem que voltar a funcionar. Houve falhas, mas ninguém foi para a cadeia, não prenderam ninguém. Então nós não podemos ser punidos por desvios havidos naquela época que não foram provados.

O presidente da Câmara também acusou o MST de ter "falhas terríveis" e pediu mudança no programa de reforma agrária do governo.

-- Eu fui ao Norte do país, em Roraima, e vi que o governo não chegou ainda lá. O governo tem no estado 90% das terras, que estão entregues ao Incra e a um outro órgão do governo (Ibama), que não estão sendo exploradas.

Severino voltou a cobrar um ministério para seu partido, o PP, e fez uma ironia ao dizer que, com ele na presidência da Câmara dos Deputados, o governo Luiz Inácio Lula da Silva tem um aliado no comando do Legislativo:

-- Ele (Lula) está um pouco cansado e eu acho que agora ele vai se animar mais, porque sabe que tem um presidente da Câmara que vai dar cobertura a todos os projetos de seu interesse.