Título: LULA PEDE AJUDA A PREFEITOS PARA APROVAR REFORMA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/03/2005, O País, p. 3

Diante de mais de três mil prefeitos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem à noite um apelo para que eles ajudem seu governo em duas frentes: na conclusão da reforma tributária, paralisada na Câmara; e na montagem de um "cadastro sério" em seus municípios para o programa Bolsa Família.

- Nós conseguimos fazer a primeira parte da reforma tributária, com mudanças que favoreceram os municípios. Mas ainda precisamos da parceria dos prefeitos também para concluir a reforma. Ela não pode ficar pela metade - disse Lula, referindo-se à segunda parte da reforma que atenderá às demandas dos estados.

Sobre o Bolsa Família, alvo de críticas e de denúncias de irregularidades na distribuição dos recursos, o presidente se dirigiu aos prefeitos de forma especial. Fez um pedido e um alerta, ao falar que já são 32 milhões de beneficiados:

- Queria que os prefeitos fizessem um cadastro como se tivessem cuidando de seus filhos e de suas mulheres, com a a maior seriedade. Porque se a gente permitir um desvio, daqui a pouco estará a cara de um de vocês no "Jornal Nacional", sem saber por quê. Porque eu sei que não é o prefeito que está cadastrando, são os funcionários, os secretários.

O presidente destacou a "estreita colaboração por parte do Poder Judiciário e com o Ministério Público em todos os estados", ao apelar aos prefeitos "para ver se a gente faz desse programa um exemplo de coisa séria":

- Estamos habituados a ver momentos em que você pensa que está dando R$10 a um pobre, e vai ver é o patrão do pobre que ficou com os R$10.

No discurso, o presidente ensinou ainda aos prefeitos como fugir dos juros altos do sistema financeiro no Brasil:

- Vou fazer dois pedidos: tentem ajudar a organizar cooperativas de créditos em seus municípios. Isso para que, em vez de ficar chorando a baixa dos juros, que nem sempre vão baixar como queremos, sejam criados mecanismos inovadores. E vamos organizar para que as lojas não fiquem dependo do sistema financeiro. É um gesto importante para mudar a visão dos pequenos comerciantes.

Num recado aos ministros presentes ao encontro, Lula disse que todos têm obrigação de receber bem os prefeitos. E citando uma frase do ex-ministro da Educação Eduardo Portela - "Eu não sou ministro, estou ministro" -, disse que todos precisam ser mais humildes:

- Parece uma frase qualquer, mas seria bom que todos tivessem esse paradigma: precisamos ser mais humildes com a sociedade. Estamos exercendo esse cargo. O mandato é passageiro. E é bom que seja assim. Os ministros têm obrigação de vir aqui atender vocês.

No encontro, os prefeitos pediram a aprovação da emenda que aumenta de 22,5% para 23,5% o repasse de tributos da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).