Título: PRESIDENTE HOMENAGEIA MÃE E DONA MARISA 08/03/2005
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 08/03/2005, O País, p. 11
Lula lembra o Dia Internacional da Mulher
BRASÍLIA. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma homenagem à mãe, Eurídice Ferreira de Mello, a dona Lindu, e à esposa, Marisa Letícia. Segundo Lula, as duas são os alicerces do que ele é hoje. Durante o programa quinzenal de rádio "Café com o presidente", Lula destacou o comportamento guerreiro de dona Lindu e de Marisa. O presidente também elogiou a atuação da ministra Nilcéia Freire na condução da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
Lula lembrou as dificuldades enfrentadas pela mãe desde a partida de Pernambuco em um pau-de-arara até a chegada a São Paulo, onde criou oito filhos. O presidente contou a surpresa da mãe ao chegar a São Paulo e descobrir que o marido estava casado com outra e já tinha outros filhos.
O presidente destacou ainda a participação de Marisa Letícia, ao seu lado, na formação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT):
- Sou muito grato pelo comportamento guerreiro da companheira Marisa. Ao mesmo tempo em que ajudava a construir o PT e a CUT, ainda ajudava a cuidar da família, tinha tempo de viajar comigo.
Lula, que hoje participará das comemorações do Dia Internacional da Mulher em Apodi (RN), conclamou as mulheres a se organizarem para cobrarem liberdade e igualdade.