Título: SEVERINO ARQUIVA REPRESENTAÇÃO CONTRA LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2005, O País, p. 5

Presidente da Câmara alega que não houve crime de responsabilidade e bate boca com Goldman, líder do PSDB

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), arquivou ontem a representação do PSDB contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo da representação foi o discurso de Lula em Jaguaré, no Espírito Santo, em 24 de fevereiro, no qual contou ter mandado um "alto companheiro" abafar denúncias de suposta corrução no governo Fernando Henrique.

Severino concluiu que as declarações de Lula não se enquadram nos casos previstos de crime de responsabilidade. A sessão acabou se transformando num bate-boca entre Severino e o líder do PSDB, Alberto Goldman (SP), autor da representação.

Severino manda Goldman olhar para seu passado

Irritado com declarações em que o tucano teria insinuado que ele demorava em responder porque queria barganhar melhores cargos para o PP na reforma ministerial, Severino disse que Goldman devia olhar seu passado, quando teria adotado "critérios duvidosos" na privatização da rodovia Presidente Dutra".

O presidente da Câmara fez as acusações com base em artigo do jornalista Jânio de Freitas, publicado na "Folha de S.Paulo", em 1993, quando o tucano era ministro dos Transportes do governo Itamar Franco.

- Tenho que pedir uma atenção especial ao nobre líder Goldman quando ele ocupa a imprensa para dizer que o presidente da Casa não havia tomado providência porque estava barganhando cargos. Não admito. Ele deveria olhar o passado dele, que não é o meu. Posso chegar em qualquer região, mas estão aqui critérios duvidosos sobre a privatização da Via Dutra. E não sou eu quem está dizendo - atacou Severino.

O tucano pediu a palavra para responder, dando início a um bate-boca com Severino em plenário, diante de deputados visivelmente constrangidos.

- O senhor fez uma denúncia. Dê-me a palavra, me respeite - exigiu Goldman, negando ter acusado Severino de barganhar cargos. - Em momento algum dei qualquer declaração dizendo que Vossa Excelência está barganhando. Vossa Excelência deveria ter tomado o cuidado para verificar se isso é verdade. Vossa Excelência faz uma afirmativa que não sei de onde tirou - disse Goldman.

Tucano afirma que nunca foi processado

O tucano disse que Severino estava desrespeitando a dignidade dos deputados e afirmou que nunca foi processado ou citado em inquérito.

- E quantas vezes jornalistas falaram contra Vossa Excelência? E quantas vezes jornalistas falaram sobre deputados desta Casa? Vossa Excelência não respeita a dignidade dos deputados. Vossa Excelência faz uma acusação sem mais nem menos de um jornalista que um dia citou uma privatização feita há 15 anos atrás - disse Goldman.

Goldman decidiu recorrer ao plenário contra a decisão de Severino de arquivar a representação.

- Se isso que o Lula disse não é crime de responsabilidade, descobrir que há corrupção e não mandar investigar, o que mais será? - protestou.

Legenda da foto: SEVERINO, com Inocêncio Oliveira: "Ele deveria olhar o passado dele"