Título: AÉCIO PROPÕE FATIAR REFORMA TRIBUTÁRIA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 09/03/2005, O País, p. 8

BRASÍLIA. Em defesa da segunda rodada da reforma tributária, em pauta na Câmara, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que o governo federal trabalha para garantir a concentração das receitas tributárias nas mãos da União e, por isso, o governo Lula não cumpriu os compromissos assumidos com os governadores. A nova etapa da reforma prevê, entre outras medidas, a unificação do ICMS, que beneficiará os estados, e o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que favorece as prefeituras.

- Estamos assistindo hoje à mais perversa concentração de receitas tributárias na mão da União de toda a História republicana. Temos que encontrar meios de reequilibrar a federação. Se não pudermos fazer num só momento, façamos por etapa. Sou a favor da unificação do ICMS, mas não podemos punir mais os prefeitos - Para ele, se o governo não tiver condições de aprovar a reforma como um todo, deve ser votada a parte que interessa às prefeituras. O Planalto não quer a votação fatiada.

Aécio disse que os governadores estão abertos a negociar a reforma, mas é preciso que compromissos assumidos em outros acordos sejam honrados:

- Boa parte (desses compromissos) está ainda sem o cumprimento adequado. Em especial, o que diz respeito aos recursos de compensação aos estados exportadores. É preciso recuperar a relação de confiança entre as partes.

Hoje, o ministro Antonio Palocci (Fazenda) deve se reunir hoje com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, e com líderes partidários para discutir a votação.