Título: GOVERNO INCENTIVA USO DE GÁS NATURAL EM ÔNIBUS
Autor:
Fonte: O Globo, 09/03/2005, Economia, p. 22

BRASÍLIA. A Petrobras e os ministérios de Minas e Energia e das Cidades assinaram ontem, durante a VIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um convênio para intensificar o uso de gás natural no transporte coletivo. O diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, disse que a empresa garantirá o preço do produto por dez anos: ele custará 55% do valor do diesel.

Caberá às prefeituras criarem programas de adequação das frotas para usar o gás. Ildo Sauer garantiu que não haverá problemas de abastecimento do produto em toda a linha da costa brasileira, de Fortaleza (CE) até Porto Alegre (RS), a partir do fim de 2006, quando esta área estará totalmente interligada por gasodutos.

Da frota de transporte coletivo urbano do país, 33% poderiam usar gás natural, segundo a Petrobras. Só no Rio e em São Paulo, um bilhão de litros de diesel é consumido por ano.

- O governo pretende buscar soluções mais baratas que o diesel, porque o transporte tem um peso muito grande no bolso do consumidor - disse a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.